segunda-feira, julho 23, 2007

O Preço do Pecado!


Já nos vamos habituando a ouvir pessoas virem para os jornais armarem confusão na cabeça das outras com “homilias” do tempo da Idade Média, e até de outros tempos mais recentes e de má memória, que tantos traumas e atrasos nos causaram.
No meu entender esses discursos não ajudam ninguém. Sou crente, penso que Deus só quer que cada individuo neste mundo seja o mais feliz possível, desde que essa felicidade não advenha da desgraça de outros. Do mesmo modo, estou convencido que o Céu e o Inferno é cá na terra, e está dentro de cada um de nós. Usufruímos do Céu quando andamos de bem com a nossa consciência, e vivemos o Inferno, quando ela, pesada, não nos deixa sossegar.
Penso ser um disparate que alguém, seja quem for, por muita divindade de que esteja investido, venha aconselhar os outros para não usarem preservativos no acto sexual seja por motivo de se precaver de filhos que não desejam, ou porque, não têm possibilidades de os criar. Seja ainda por ser portador de doenças contagiosas ou porque, simplesmente, quer usá-lo por razões ainda mais íntimas.
Depois, continuar hoje a falar-se do aborto como um crime, é assunto delicado de mais para se continuar a fazer. É desrespeitar a vontade da grande maioria das pessoas, contestar o regime democrático em que vivemos, e violar as leis que nos regem. O assunto foi mais que discutido em devido tempo. Toda a gente teve oportunidade de o fazer, a igreja particularmente, serviu-se de meios privilegiados para esclarecer o que afinal, já estava mais que esclarecido. Uns, pintaram o aborto de azul celeste, a cor do Céu, outros, com as cores do Inferno.
No fim, teve razão quem teve, e aos olhos da lei, que são os mandamentos cá da terra, a vontade da maioria (dos burros e dos espertos) foi considerada e hoje pertence à consciência de cada um, praticar ou não, o aborto.
Através dos tempos e sem resultados, já houve castigos de mais para as mulheres que ficaram marcadas para toda a vida pelos outros, e por si próprias. A igreja deu uma grande ajuda nisso. Mas há quem continue a insistir numa espécie de “masoquismo” a castigar, criando ainda mais estigmas a quem muitas vezes, sabe Deus como, tem de recorrer a ele. Para mim, discursos de intimidação, retrógrados e reaccionários que infligem medos aos mais fracos, têm o efeito do sal numa ferida a sangrar, e isso não é uma atitude cristã.
Depois, para andarmos a chamar a atenção da pouca consciência dos outros, temos antes de mais, de ter a nossa e a da nossa irmandade bem limpinha. E se no nosso seio há badalhocos, bandalhos, e criminosos, Deus não quer que os escondamos. Quer é que a lei e a justiça se aplique, e sejam punidos de acordo com as suas culpas.
Em Las Vegas, a igreja católica anda a negociar (como se isso fosse de negociar) acordos com centenas de pessoas que foram vítimas de abusos sexuais por parte dos padres das suas paróquias. A soma a pagar às vítimas é astronómica e vai ser paga a pronto. Cada vítima vai receber à volta de um Milhão de Dólares (+ - 200 mil contos). Desde 2002 na Califórnia, são perto de mil pessoas que apresentaram queixas contra a Igreja Católica por alegados abusos sexuais, e não podemos esquecer aqueles, que estando calados sofrem em silencio o inferno, que outros meteram dentro de si.
Pelos valores em causa, é sabido que nem todos os criminosos têm hipóteses de pagar estes preços em troca da “absolvição” dos seus pecados, por Deus e pelos homens.
É que a igreja e pelo que se lê, em minha opinião, anda a inflacionar o preço do pecado. Sabemos que os dinheiros não são ganhos por si, devem provir dos “pagadores de promessas,” que nem sabem, nem sonham, que o pecúlio dos seus sacrifícios e da sua fé, entregues a Deus, vão deste modo parar às “mãos do diabo.”
Ou será que estou enganado e vou malhar com o costado no inferno?

10 comentários:

maresia_mar disse...

Olá amigo,
um post com pano para mangas, concordo com muitas das tuas ideias e olha que eu até sou católica praticante, mas no dia a dia enfrento muito mediocridade, muita mesquinhês, muita gente no seio da igreja que não anda lá pelo amor a Deus e aos outros podes crer.. a própria igreja ao longo dos tempos tem tido erros irreparáveis, por outro lado também não concordo nada com a ostentação em que vive a hierarquia da nossa igreja, a começar por quem deveria dar o exº, Roma. Mas enfim, a gente é feita por homens e está tudo dito... Quanto ao aborto, bem, eu acho que nunca o faria, é contra todos os meus principios, mas cada um é que sabe, quem somos nós para os julgar? »quem nunca tiver pecado que atire a 1ª pedra... »

Os teus comentários nos meus posts deixam-me sempre tão sensibilizada e com um grande sorriso no rosto... sim, apesar de tudo, as praias de Gaia continuam a serem as melhores, nos últimos tempos houve muitas modificações, que a bem da verdade bem estavamos a precisar: o arreial do Sr da Pedra é agora um lindo jardim, muito bem cuidado, com lagos, campos de jogos, parque infantil, etc, depois temos os 15kms de passadiço sobre a praia, desde Espinho ao Cabedelo e a tão famosa ciclo-via onde me delicio tanto nos meus passeios de bicla como nas minhas caminhadas, eu também sou uma mulher de desporto além de ser uma Maria do Mar ih ih...
Bjhs e boa semana

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá, belo texto
, sim senhor as verdades foram ditas para serem escritas. Não é bem assim mas serve.
Parabéns,BJS

Fernandinha

Marechal Ney disse...

Olá meu caro Terra & Sal:

Exijo antes de qualquer consideração uma visita ao meu blogue que sofreu um profundo "face lift".

Está mais moderno mais jovem, mais sexy, enfim, muito mais fashion.

Agora meu indefectível amigo temos a questão do comportamento dos agentes da Igreja.

Esta situação, antes de mais nada, suscita-me aquele pensamento muito tradicional português, lembra-se?
Diz assim:Perdoai-lhes Senhor porque não sabem o que fazem.

Olhe, meu caro até acho que esta gente está com aqueles estertores característicos dos moribundos.Já nem sequer enchem as igrejas.Estão às moscas e o pior é que estas são varejeiras.

O meu caro, no seu texto esqueceu-se de falar da Inquisição.
Bom, chega.


Um grande abraço do
Marèchal Ney

maresia_mar disse...

Bjhs e bom fds, parece que é desta que finalmente vou para a praia

Marechal Ney disse...

Terra & sal:

Fiquei muito contente com os seus comentários sobre o face lift do meu blogue.

Sei que não foram de circunstância.Foram sentidos.

Obrigado.


do
Marèchal Ney

maresia_mar disse...

Olá
Não podia deixar de te ver aqui agradecer a corrente que fizeste em prol de mim ih ih... tens poder e tanto.. deves ter pedido mesmo com muita força pois tive um fds maravilhoso, de praia, passeio.. sim acordei cedo... adoro chegar à praia cedo, com a areia toda marcada pelas pegadas das gaivotas, a maré vaza e aquele cheiro a maresia que tanto amo.. mais uma vez obrigado pela força, és um grande amigo.. Bjhs e boa semana

Cöllybry disse...

Se a Umanidade fize-se a vontade de DEus nada do que se vive, seria...o preço do pecado ou do erro!
Belissimo texto, voltarei até lá

meu rasto deixo____________num doce beijo

mim disse...

Olá!
Nos tempos que correm está difícil ser católico. As mudanças sociais, que são sinal de evolução, parecem ser mal vistas por uma Igreja que continua a querer andar para trás no tempo.
A Igreja, infelizmente, não acompanha o desenvolvimento social, não está a ser capaz de se adaptar a um mundo novo. E, cada vez mais crentes se tornam descrentes...
Um beijo.

José Manuel Dias disse...

Caro Terra e Sal


E férias?! Quando é que chegam?
Saudações

somentebia disse...

Vim te visitar movida por um comentário teu no blog da nossa querida Maresia, e fiquei a passear por entre tuas postagens. As imagens do início são belíssimas, e notei que aos poucos foram sendo diversificadas e acrescidas de algum comentário, até que surgiram as postagens mais extensas. Tens um espaço agradável de se estar, pois as postagens são enriquecidas com tua abalisada opinião, e nos trazem reflexões que ampliam o nosso próprio pensar. Um momento de descontração foi vivido no post "A frase certa".
A postagem atual está perfeita, delineando com precisão os caminhos que a Igreja Católica "teima" em colocar para seus fiéis, sendo que o radicalismo (que sempre imperou) só faz afastar aqueles que ao longo do tempo adquiriram o hábito (salutar) de pensar por si próprios.

Enfim, um blog prazeroso de se frequentar, pois a diversidade de assunto e a visão enriquecedora do autor incita às nossas próprias reflexões.

Deixo-te pétalas de perfumadas flores e um afetuoso abraço, nos votos de uma semana iluminada de alegria e paz.