segunda-feira, julho 16, 2007

Santa Ignorância !


Todos sabemos que a ignorância é a mãe de todas as desgraças que pululam no mundo. É mesmo o factor número um para as pessoas serem infelizes.
A desgraçada, está disseminada por todo o lado. É como a morte, não escolhe classes sociais para se infiltrar e destruir!
Imagine algures, bem pertinho de si, uma Assembleia Municipal na qual, a presidente da Mesa, faz distribuir pelas bancadas partidárias uma lista de nomes de cidadãos, desconhecidos da grande maioria, a fim de serem eleitos para desempenharem funções de grande responsabilidade Social.
Os "eleitores" naturalmente questionam quem são e que critérios levaram à sua escolha…
A resposta verbal é evasiva, o que deixa toda a gente a saber o mesmo!
A presidente da Mesa, obriga toda a gente a ir para a votação, de braço no ar, quando estão em causa nomes de pessoas! …
Não dá satisfação aos protestos e às reclamações. Toda a gente, confrangida ou não, tem de acatar a ignorância: -
Votar nomes e pessoas de braço no ar?
Para mim… é um atropelo às regras mais elementares da democracia!
Mas ali, vê-se quem manda, e quem funciona como um sargento na tropa, perante a soldadesca!
É que eu penso que desde que haja nomes de pessoas em "jogo", o voto deve ser secreto.
Ou será que eu estou a ver mal a democracia e, trinta anos depois, ressurgiu o tempo do PREC ? Penso que não!
Apenas há ignorância, atrevida e estúpida, como sempre, mas ao contrário da morte, pode e deve ser combatida sempre, esteja onde estiver!

7 comentários:

Pé de Salsa disse...

Caríssimo Terra & Sal,

Embora o visite normalmente, já há muito que não deixava a minha marca no seu sempre interessante espaço.
Este seu texto trouxe-me à memória um dos poemas do grande Fernando Pessoa (neste caso Alberto caeiro) que, já naquele tempo, dizia:

"Aquela Senhora tem um Piano

Aquela senhora tem um piano
Que é agradável mas não é o correr dos rios
Nem o murmúrio que as árvores fazem ...
Para que é preciso ter um piano?
O melhor é ter ouvidos
E amar a Natureza."

A esta senhora, a quem os aveirenses ofereceram um grande piano (acredito que por engano), não o sabe tocar e a sua incapacidade para amar a nossa cidade de Aveiro, é gritante!

Um abraço para si e continue a informar-nos sobre a actualidade deste nosso concelho que tão doente se encontra.

Arauto da Ria disse...

Amigo Terra&Sal,
sabe que eu tenho saúdades do PREC..!
Se nessa altura se tivesse sido mais selectivo, hoje não teriamos tantas aberrações a governar-nos.
O fim do PREC é que ajudou a parir esta cambada.
Apesar de tudo, continue a tocar os sinos.
Um abraço.

maresia_mar disse...

Olá
infelizmente a ignorância está a tomar conta deste pais, ela vem mesmo de quem o governa, eu cheguei a um tempo que acho que já não me apetece mais remar contra a maré, eu sei que estou a ser covarde, mas acredita que me cansei de tanta mediocridade, tanta mafia, tanto escândalo blá blá blá.. pode ser um dia isto mude, mas francamente já não tenho muita esperança, eu que sou uma optimista por natureza..
bjhs e bom fds, assim vom um ventinho norte à mistura, quiça uma chuva miudinha???!!

RM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RM disse...

Caro Terra e Sal
A ignorância é de facto muito atrevida.
Mas ainda bem que o meu caro amigo não falou daquela célebre gaffe de uma conhecida Presidente de Assembleia Municipal que, ao ler um documento provindo da Refer, trocou a sigla de uma normalíssima Avaliação de Impacto Ambiental pela da Associação Industrial de Aveiro. Vamos lá a ver se na acta da sessão consta esse monumento ao saber e à inteligência de sua excelência.
É que na rádio foi apagada.

José Manuel Dias disse...

...uma vião muito próxima...que não faz perder a independência e o sentido crítico dos factos...
Abraço

Naty disse...

Ola vim conhecer-te e gostei.Voltarei
bjs naty