quarta-feira, julho 11, 2007

Estão todos de Parabéns!...




Na segunda feira passada, dia 9, fui surpreendido na Assembleia Municipal de Aveiro.
Quando lá cheguei, cerca das 22 horas, vi novamente um mar de gente e pensei logo:
"Mais um movimento cívico contra a Câmara."
Indaguei sobre o que se passava e fui informado que eram os ex - trabalhadores da empresa "Frapil" que andam há mais de vinte anos a reclamar o que é seu, e que naquele dia, em princípio, a coisa acabava, se não houvesse complicações da parte da A.M.
Contaram-me tudo em pormenor. Antes de mais, admirei aqueles homens e mulheres que até hoje nunca desistiram de lutar pelo que é seu, e dei comigo a pensar neste país, tão injusto e cruel, onde eu fui parido.
Fiquei para ver o desenrolar de discussão tão delicada. Comecei por ouvir a representante dos trabalhadores que eloquente e concisamente, traçou a todos e em poucas palavras, a odisseia vivida pelos trabalhadores até àquele dia. Sinceramente, gostei de ouvir a senhora. Sensibilizou-me, creio que sensibilizou toda a gente !
Depois, começou a discussão à volta do assunto que se resumia à mais ou menos valorização dos terrenos, onde antes esteve implantada a "Frapil". Aquele terreno, depois de vendido, podia ser ou não, a garantia de todos os trabalhadores serem ressarcidos dos seus salários e pelo menos de parte dos seus direitos.
A Câmara fez uma resenha pela voz do senhor Presidente de tudo o que se tinha passado, coadjuvado nos pormenores por um técnico da Câmara. Vi que houve empenho da Câmara no assunto, entre outras entidades e terem conseguido bons resultados a favor dos trabalhadores.
Depois, intervieram todas as bancadas que se viu do princípio estarem imbuídos de boa vontade para resolverem tão delicado problema. Ninguém questionou o "negócio" desenvolvido pela Câmara, nas permutas, e outros. No fim, posto à votação, foi aprovado por unanimidade.
Senti o sentir dos trabalhadores e mesmo, de todo o Órgão Municipal. Foi um alívio!
Não era nada comigo mas também me senti bem, creio que todos os presentes se sentiram. Tinha sido feito justiça, finalmente.
A senhora Presidente da Mesa até manifestou, mesmo, alguma felicidade, porque na sua opinião, deve ter sido histórico todos os pontos discutidos terem sido aprovados por unanimidade.
Deu até para pensar que nas outras sessões, alguém vai para ali com ideias premeditadas de chumbar seja o que for, só para fazer "perrice".
Esbocei interiormente um sorriso por aquele pormenor tão castiço que até deu para pensar o que ela não sei se pensou:
"Agora sim, está tudo afinadinho!"
Ora a senhora presidente devia deixar-se desses pormenores já que, têm muitas interpretações, e cada um tem a que quer, e até pode ferir sensibilidades, a não ser que, tenha passado pela cabeça da senhora presidente que a tal unanimidade se deveu a ela.
Depois, se virmos o seu partido, o PSD, a nível nacional, em que a senhora está muito bem inserida, verificamos que andam assim por aí a "encher pneus" e não são, nunca foram, nem nunca serão oposição ao governo nem a coisíssima nenhuma.
No entanto, quando têm oportunidade, nas televisões e até na própria Assembleia de República, e com todas as limitações de que são dotados, à mais pequena falha e sem relevo, dizem cobras e lagartos, e votam contra.
Como a senhora presidente foi nascida e criada num ambiente rural deve ter interiorizado aquele ditado dos velhos e honrados lavradores que queriam:
"Sol na eira e chuva no nabal "
Para acabar:
Cá para mim, os trabalhos correram bem porque naquela sessão a senhora Presidente não criou imbróglios de monta, acabou a sessão a horas decentes, não interrompeu ninguém no uso da palavra, e por isso, os trabalhos foram profícuos. E, quando assim é, tudo acaba em bem. Parabéns à Câmara e à Assembleia Municipal extensivos, claro, à senhora presidente da Mesa, porque se portou bem.
O seu a seu dono!

3 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser singular o desfecho unanime desta assembleia, o que vem comprovar que quando os objectivos não são influenciados por interesses mesquinhos, toda a comunidade fica a ganhar com o facto.

Um abraço!

maresia_mar disse...

Olá
pois nem sempre pode ser tudo mau.. quando se quer e quando se rema todos para o mesmo lado, chega-se a bom porto.
Eu cá continuo numa azáfama tremenda, chego ao fds completamente rota, ossos do oficio, mas mulher do norte que se preze nunca vai abaixo, dá sempre a volta.. a única coisa que não consegue é dar a volta ao tempo, parece que anunciam chuva ai ai.. Bjhs e bom fds

Susana Barbosa disse...

Muito bem Terra & Sal, você demonstra carácter. Se assim foi é justo!

Bjs