quarta-feira, agosto 01, 2007

Parabéns à Rota da Luz!



Nunca se viu como este ano tantos turistas na nossa cidade. Os hotéis estão mesmo com a lotação esgotada. Entre os nossos hóspedes, estão muitos espanhóis. Parece-me, que finalmente despertaram ou despertaram-nos, para as nossas potencialidades turísticas.
A nossa região é uma pequena maravilha. Temos à mão de semear tudo para oferecer aos turistas mais exigentes dos quatro cantos do mundo. Sempre tivemos.
A nossa Ria, as salinas, as praias cheias de iodo e os seus extensos areais de uma brancura imaculada. A nossa culinária tão rica e diversificada que se estende do litoral à serra,que fica a meia dúzia de quilómetros, é trabalho de mãos e paladares abençoados...
Os nossos vinhos, são um deleite celestial; dois copinhos depuram os pecados de um mês.
As serras, ali adiante, são de uma diversidade paisagística de sonho. Os ares que ali se respiram, foram e são a garantia dos nossos pulmões sairem de lá, recauchutados, e como novos.
A pureza que ali se respira prolonga-se até à alma.
E tudo isto fica aqui a dois passos e a três dos nossos hermanos espanhóis a quem Saramago do alto da sua inteligência, mordomias e amor pátrio, queria oferecer como dote à coroa de Espanha, este velho, pobre, doente, e desdentado “Condado Portucalense” por lhe ter sido concedida a mão de Pilar del Rio, certamente a princesa das suas fantasias, do seu já consumido e cansado cérebro.
Bem, mas o que interessa aqui é realçar os turistas e quem promoveu a sua vinda em força já que, tanto Saramago como a Pilar, de certeza que não põem cá o traseiro.
Parece que, finalmente, a nossa cidade e toda a sua zona envolvente entrou no mapa turístico do mundo. Todos sabemos que, por capricho e benevolência da natureza, somos ricos, sendo nossa obrigação dividir essa riqueza pelos outros, o que não o soubemos fazer ao longo dos anos. E assim, olhavam para nós como uns pés descalços, sem nada ter para oferecer.
Afinal, o que nos faltava ?
Apenas pessoas capazes e competentes, com capacidade e visão dilatada do que é o turismo e como se consegue trazê-lo até nós.
Demorou, mas parece que finalmente temos as pessoas certas nos lugares certos. Nos mais ínfimos pormenores denota-se interesse pelas funções que desempenham.
Sempre pensei e continuo a pensar que, para fazermos alguma coisa, temos de nos sentir capazes, e depois, acreditar convictamente naquilo que vamos fazer.
Tudo indica que isso está a acontecer na “Rota da Luz” o que é motivo de regozijo para todos. Por isso, a “Região de Turismo da Rota da Luz” merece os parabéns pelo trabalho que está a desenvolver em prol de Aveiro, das suas regiões e das suas gentes.
E naturalmente, nós Aveirenses, compartilhamos desses parabéns com muito regozijo e orgulho da beleza da nossa terra, e das gentes capazes e competentes que temos.

9 comentários:

Susana Barbosa disse...

Sem dúvida, parabéns à Rota da Luz!
Hoje mesmo também fiz um apelo ao turismo para Sever do Vouga. Vale a pena. Apareça por lá também!
Portugal tem condições ímpares para o turismo, há que as aproveitar!
Bjinhos

Marechal Ney disse...

Na promoção turística existe, à semelhança com as outras actividades da economia liberal, ampla e agressiva concorrência.
Se referimos elogiosamente a Rota da Luz, é legítimo que reconheçamos na equipa liderada pelo dr.Pedro Silva, competência e capacidade, que lhes permite uma leitura correcta dos fenómenos do turimo.

Aqui o nosso sincero reconhecimento.

Do
Marèchal Ney

JMO disse...

Caro Terra e Sal,

Não pretendo que seja imparcial porque sei que normalmente não é isso que acontece.

A Rota da Luz merece-me os maiores elogios pelo bom trabalho mas por favor não se esqueça de:

O congresso da UA no Centro Cultural e de Congressos (da CMA) realizado este fim de semana

Os Campeonatos Nacionais de Natação que durante quatro dias mantiveram em Aveiro vários milhares de atletas - bem como o triatlo, há quinze dias, com centenas - e um outro evento, também no Centro cultural e de Congressos durante a semana.

E não se esqueça da Volta a Portugal (a 13 de Agosto...)

Marechal Ney disse...

Terra & Sal, meu amigo

Registo a preocupação de V.Exª, no que se refre à conveniência de ser portador do colete salva-vidas no próximo cruzeiro do nosso "CALE DE AVEIRO".

Mas, informo-o que, de há longa data
tenho efectuado treinos de natação, ministrados pelo nosso querido amigo Atita.Aliás, segundo se consta, e na sequência da viagem inaugural do nosso ferry, seus serviços têm tido crescente procura.


Do
Marèchal Ney


PS:
Viu o ar de lobo do mar do nosso presidente?
Só lhe faltou o cachimbo, porque bigode farto já tem.

Jorge Greno disse...

Tanto elogio à RTRL e ao seu Presidente cheira a esturro.
Convença-se, Salmarítimo, que todos são poucos para promover Aveiro e, quando o trabalho é conjunto o resultado que aparece é muito melhor.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Terra & Sal, não admira a tua cidade estar cheia de turistas. É uma das mais belas cidades de Portugal.
Então a viagem de barco até São Jacinto é de sonho.Adoro a tua terra.

Beijocas,

Fernanda

maresia_mar disse...

Olá meu querido amigo,
em 1º lugar quero dizer-te que nem tenho palavras para agradecer a tua resposta no meu post, fiquei sinceramente emocionada e são coisas destas, pessoas assim, que me fazer ficar feliz por um dia ter tido a ideia de me aventurar no mundo dos blogues, valeu a pena! Outra coisa quanto ao café e pão acertaste, mas no que se refere à meia de leite, ih ih, lamento, não gosto de leite, sou mais de chá verde e sumos naturais!

Quanto ao teus post, não é nada que me surpreenda, a Rota da Luz é uma das mais bonitas que conheço, eu adoro essa cidade, as suas gentes, os seus cafézinhos e restaurantes onde ovu assiduamente.. tantas vezes o meu filho, que é escuteiro, acampou em S. Jacinto, quanto marisco comemos naquelas matas...Felizmente parece que o turismo está em força também cá para cima, aqui em Gaia eu sinto o mesmo, normalmente às 6ªs à noite vou sempre jantar à Ribeira do Porto ou ao Cais de Gaia e cada vez mais vejo turistas, não só estrangeiros mas também muitos portugueses..O nosso país tem coisas lindas de se viver, recantos para se guardar para sempre nas nossas memórias...
Bom fim de semana, este vai estar mesmo uma brasa, hoje vim de Francelos ao Porto pela beira mar e estava um mar lindo de morrer, foi o meu oxigénio para a recta final, daqui a uma semana, férias.. ai ai, como anseio esse dia! Bjhs

Menina Marota disse...

Parabéns... é mesmo de incentivar, quando vale a pena a promoção turística!

Infelizmente, não posso dizer o mesmo aqui de Gaia... :-)))

Beijo e bom fim de semana ;)

BICADITA disse...

Caro Terra e Sal,

concordo totalmente contigo.
Nunca a nossa cidade foi tão acarinhada, falada e visitada e eu também acho que se deve à Rota da Luz e à sua equipa.
Parece que a Rota da Luz renasceu!
Já relativamente ao que disse o amigo jmo, permita-me discordar, até porque não foi a CMA que trouxe tais iniciativas para Aveiro, mas sim o Pelouro do Desporto e o seu Vereador. Muita dinâmica e muito trabalho. Estão de Parabéns!
Só assim se compreende que o Sr. Presidente da CMA não tenha acompanhado tais iniciativas nem tenha sido visto a divulgar Aveiro nas diversas oportunidades que teve, nomeadamente nas Televisões Nacionais.
Sabe o que sinto? Muita vergonha!
Parabéns para quem sabe divulgar Aveiro e a coloca no mapa dos locais mais visitados este ano por turistas.
Já agora aproveito para lembrar que os eventos mencionados terminaram e o Vereador está de saída mas... os turistas continuam ... felizmente!