quarta-feira, agosto 08, 2007

A avenida do senhor Presidente!



Em declarações ao Diário de Aveiro o Senhor Presidente da Câmara fez um discurso cheio de impetuosidades contra o Vereador da Oposição, Dr. Nuno Marques Pereira.
Em cada frase que citava o Vereador, ou ofendia o homem, ou o político.
Num vocabulário inusitado para um presidente de Câmara, nas entrelinhas, pôde ainda ver-se que aproveitou para “malhar” no Partido Socialista e no anterior executivo autárquico.
Viu-se nitidamente que o Élio, naquele dia, se levantou de “rabo para o ar”.
Ou será que está a pedir “música?”
Avaliando a intervenção no todo, facilmente concluímos que politicamente, o senhor Presidente é um ceguinho. Não vê nada. Nem ao longe, nem ao perto!
Não ficará certamente na história de Aveiro como pessoa de visão estratégica e de futuro. E todas as ofensas ao Vereador Marques Pereira e ao Partido Socialista, veio a propósito da alteração que fez ao Plano de Urbanização da Cidade de Aveiro, que previa entre outros, duas avenidas:
Uma em S. Bernardo como alternativa à velha e cansada “Estrada de S. Bernardo” que tantas dores de cabeça causa aos seus moradores, e que, agora, simplesmente, fica riscada do “mapa”.
A segunda avenida, estava projectada para ser rectilínea e com duas faixas de rodagem em cada uma das suas vias. Além de ir criar múltiplas saídas da cidade, faria ainda uma ligação directa ao centro da freguesia de Santa Joana, estendendo assim e naturalmente, a cidade até lá. Seria uma avenida para se ir fazendo sem pressas, ano após ano, e a sua execução seria de muita qualidade. Quando fosse concluída seria um orgulho para todos nós, e para os nossos filhos.
O Dr. Élio pelos vistos e mercê da sua cultura ruralista, gosta mais de caminhos de cabras, saudoso certamente dos seus tempos de criança, e assim, está a estragar o cosmopolitismo que pretendemos para a cidade.
O novo projecto desta Câmara CDS/PSD, que o presidente defende às “cotoveladas” contra os que dele discordam, vai transformar aquela projectada avenida, numa estrada cheia de curvas que vai ziguezaguear pelo meio dos campos, tipo caminho rural, para evitar demolir algumas casas, como diz o senhor Presidente.
Com todo o respeito pelos proprietários dessas poucas parcelas, certamente todos entenderão, penso eu, até mesmo esses proprietários, que os pequeninos interesses individuais, por muito respeitáveis que sejam, não podem impedir nem nunca impediram, em tempo algum, o natural desenvolvimento de toda uma população.
Ou será que há ali pelo meio outros interesses que não estou a ver?
Este novo projecto é uma mutilação à evolução de Aveiro, e esta Câmara, será de má memória para todos os Aveirenses. Se não fosse uma cena triste e dramática, daria vontade de rir ouvir o Dr. Élio Maia dizer que tem de ser assim, porque foi uma promessa eleitoral…Aveiro está efectivamente a andar para trás...
Todos sabemos que o “cabeça de cartaz” utilizado pelo senhor presidente na campanha eleitoral, era o saneamento das dívidas da Câmara. Como está ela passados estes anos de mandato CDS/PSD?
Até hoje, todos sabemos que não se fez a ponta de um caracol para as sanar, bem pelo contrário. A dívida aumenta assustadoramente e com o Município completamente parado. Era bom que este executivo que tantas dificuldades demonstra em governar os destinos de Aveiro, estivesse quietinho até ao fim do mandato, já que, quando anuncia ou faz alguma coisa, ou entra mosca ou sai… “asneira”.

9 comentários:

maresia_mar disse...

Olá
eu dos problemas da tua câmara não percebo nada, o pouco que sei é mesmo por aqui, mas se tu o dizes, eu acredito... eu estou contente com a minha, por tudo de bom que ele fez nestes anos, pela requalificação da orla costeira, pelos 15kms de passadiço, pelas praias todas de bandeira azul, blá blá blá.. eu agora estou quase só a ver praias até perder de vista, oásis no deserto, muita adrenalina .. ai amanhã terei tudo ao meu alcance ih ih.. Até setembro e não te esqueças de ser feliz! Bjhs

somentebia disse...

Impressiona-me a similaridade encontrada entre os políticos de qualquer país. Aqui também lidamos com esses desacertos de projetos, picuinhas e desafetos entre os colegas de partido, discussões e palavras depreciativas nos discursos onde deveriam zelar pelo bom senso e respeito uns aos outros, e o que é pior, nas decisões tomadas o que se vê não é a preocupação com o bem estar da população, com aquele que paga impostos (altíssimos, diga-se de passagem), com o trabalhor de baixa renda, ou com a viabilidade de projetos que venham a beneficiar toda a nação. Estão sempre advogando em causa própria. O que nos leva muitas vezes a acreditar que 'político é tudo igual em qualquer parte do mundo'.
Felizmente temos as exceções, que sabem honrar e dignificar o cargo para o qual foram eleitos. São poucos, é verdade, mas existem, e são eles que nos fazem acreditar que exercer a verdadeira política é um ato de civilidade dos mais importantes.

Acabei de enviar um email pra ti, em resposta ao que me enviaste dias atrás.

Deixo-te pétalas de flores e um beijo no coração, com votos de um restinho de semana de alegria e realizações.

Marechal Ney disse...

Boao Noite Sr. Terra & Sal:

Falou de coteveladas.
Sim possivelmente o que o nosso espectacular presidente tem é dor de cotovelo.
Mas caro Terra & Sal, deixe lá.Fique tranquilo, sossegado, porque este executivo, não vai fazer nehuma avenida.Nem com curvas nem sem curvas.

Ah, já agora a pista de remo, solene promessa eleitoral, também tem curvas?Rotundas?Semáforos?


do seu admirador

Marèchal Ney

Susana Barbosa disse...

Pois Terra & Sal, concordo plenamente com Marechal Ney, não se preocupe tanto com as ideias do Dr. Élio Maia, mas mais com a sua accção, ou «inacção» por sinal. Tudo o resto está mais que visto que boas ou más, não passarão de ideias, ideias... nada mais!

Um abraço amigo e bom fim de semana

Marechal Ney disse...

Terra & Sal:

Li o seu comentário no Margem Esquerda e vi aonde quer chegar.

Penso ainda que, acima de tudo, que algumas intervenções lá existentes, estão destituídas de oprtunidade, de essência, tendo até uma falta confrangedora de sentido ético.


do
marèchal Ney

Guilherme Damas da Cunha disse...

Li igualmente os seus comentários na margem esquerda e, parece-me, também percebi onde quer chegar. Ainda não percebi é ¿quem é que se esconde por trás do anonimato? E mais importante, ¿qual a razão para o anonimato?

Perco uns minutos esclareço-o:
(1) As hierarquias que se respeitam sao as justas, idóneas e capazes (as narcisistas, arrogantes e que padecem do síndrome do menino mimado - tenho direito à desforra e ele atacou-me primeiro - ¡não!); (2) As críticas que valem são as da população (não as dos pares políticos, infelizmente interessados em manipular a informação, numa tentativa fútil e bacoca de se manterem em funções); (3) As populações andam há muito tempo a dizer aos partidos aquilo que pensam (nos cafés, na dificuldade de chamar pessoas desinteressadas para o seio dos partidos, nas manifestaçoes ou na abstenção eleitoral), e; (4) Não se pode ter inveja por aquilo que se entende deplorável, lúgubre, sujo (para que conste, não tenho, não tive e não quero ter qualquer receita proveniente de "Contrataçao Política").

As asneiras que escreveu ficam para si. Partilhe com os restantes anónimos e seja feliz (ainda mais). Com alguma sorte, de tantas vezes escrever asneiras, conseguirá iludir-se, verá materializar-se a realidade nas asneiras. Observará, eventualmente, desinteresse naqueles que viveram sempre sem fazer nada, académica e profissionalmente, incompetentes e incapazes, e subsistem agora (e sempre) parasitando o espectro político na tentativa constante de manter para si, nunca para os eleitores, todos os privilégios a que conseguirem deitar mao ¿Será o seu caso?

Por fim, não opinou sobre a "A Contratação Política" - Contratação pela Administração Central, Regional ou Local, por Empresas Públicas e Parapúblicas, Municipais e Intermunicipais, sem prazo, a prazo ou em regime de prestação de serviços. Nomeações, indicações e todas as outras formas encapotadas de dar asilo profissional no Estado a Políticos (apenas porque são políticos). Em todas as dimensões do Estado e no seu mais lato perímetro de influência - afinal o que é que pensa sobre este assunto? Dou-lhe uma ajuda, alguma desta contraçao realmente pode ser fundamentada na confiança política (ainda que muito pouca e os mandatos devessem subjugar-se sempre ao ciclo eleitoral do orgao que "designa" o titular desse cargo)

Não vê quem não quer e pior cego é aquele que não quer ver. Alguns "felizes" têm razoes mais fortes que os obrigam a não querer ver.

PS: Vou publicar este comentário também no Margem Esquerda e aceite um conselho, deixe-se de metáforas e vá à praia, o tempo não ajuda mas a região de Aveiro tem recantos lindíssimos

Terra e Sal disse...

Senõr D. Guilherme:
Vou-me dirigir particularmente a si . E o engraçado é que nem sei o que lhe dizer. Passaram-me mil ideias pela cabeça, e acredite que estou num dilema. O que fazer consigo, e com o comentário que me foi dirigido, sem eu o pedir.
Mas, claro, se vou responder, tenho de começar por algum lado, e saber controlar-me, para VC sair disto minimamente nobilitado por razões óbvias, e para isso tenho várias opções:

A primeira acho-a primária, ou seja: Sustentar-me no seu complicado e inexplicável discurso, e começar a descascar-lhe de alto a baixo, por ser tão mau a coordenar e a expressar ideias, e ainda por cima, não ter o mínimo de cuidado para evitar ferir, a já tão sangrada, língua portuguesa.

É que, o estar radicado em Espanha, como nos fez crer, não justifica tanto descalabro. Usando de alguma benevolência, admito influencias por essa estadia. Mas “nossa,”(expressão brasileira) estava frito o seu vizinho na ilha espanhola, Saramago, se escrevesse assim. Morria à fome, o coitado, e olhe que o seu amor aos espanhóis é tão grande que até sugeriu que nos devíamos entregar todos a Espanha, agora não sei se era de mãos nos bolsos, ou de mãos no ar...

A segunda hipótese seria de total desconsideração por si, ou seja:
Não ligar ao protagonismo que está a pretender, para já aqui, e simplesmente, ignorá-lo.
Sinceramente, esta foi a ideia que mais tempo prevaleceu e penso que seria a mais correcta.
Depois emergiu um apelo dos meus sentimentos e sentido de justiça :
Se eu até já abri precedentes com um tal assessor que volta e meia aparece por aí a chatear as almas, penso que do mesmo modo, você, tem o mesmo direito, porque como ele deve ser baptizado, e portanto, é uma alma de Deus.

Depois deste intróito vou dar-lhe algumas satisfações mas contrariado, acredite.
Penso que vou ser breve nos meus considerandos e atenção:
Não tenciono vir aqui novamente dialogar consigo… Nem sei onde diabo VC viu, eu a abordá-lo, ou a mencionar o seu nome, para me vir para aqui incomodar.

Sobre o anonimato que tanto o preocupa do “Salmarítimo“ e do “Terra & Sal“:
Este Blog e o seu criador, não são anónimos, são bem conhecidos da blogosfera aveirense e de outros sítios.
Um e outro, têm as melhores relações com toda a Blogosfera civilizada.
Como parece que você está a querer começar a gatinhar e mal, no teatro da política, saiba que, tanto comento em correntes de esquerda, como de direita, e diga-se, prefiro até outros temas mais absorventes e humanos.

Acima de tudo, considero as pessoas com quem virtualmente convivo, amigos e amigas, isso é o mais importante para mim.
Aqueles que são opostos às ideias que perfilho considero-os do mesmo modo, como os outros que comungam das mesmas, que eu.

Já agora:
O nascimento do “Salmarítimo” aconteceu numa tarde linda e de sol, em Janeiro, do ano da Graça de 2006.
Foi crescendo paulatinamente sem tropeçar em nada. Nunca criou engulhos ou ofendeu quem quer que seja.
Alguns azedumes já aconteceram, não por sua iniciativa, mas por outros, que como vc sabe, vivem a provocar desacatos.
Acredite que desde sempre e até hoje, o blog e o autor, estão bem estruturados psicologicamente, e de bem com as suas consciências, e arruaça alguma os preocupa.

Quando penso que alguém, com a sua licença, é burro, evito o que posso, em dize-lo, sou tolerante como vê, até com os burros.

Só se insistirem muito em saber a sua identidade é que eu os identifico com muita mágoa, acredite, até porque sou daqueles que penso que toda a gente deve ter uma oportunidade de redimir e modificar o seu comportamento.

Muitas vezes, eu sei, agimos intempestivamente por nos sentirmos mal connosco próprios, e pretendemos que todos os que nos rodeiam assumam uma quota parte dessa frustração.
O que, como compreenderá está errado.

Depois, se isto é um mundo virtual o que interessa aos outros saberem o nome da pessoa com quem trocam impressões,ideias, ou discussões elucidativas?
Que me interessa a mim a sua fisionomia física, o que faz, ou de onde é?

O meu Blog na sua humildade, não é um diário efectivamente, e até poderia sê-lo, mas exponho o que penso, ideias, sejam boas ou más para os outros, são minhas, são o que sinto, e admito aos outros que me contrariem, têm os mesmos direitos, sejam de índole política, ou não.

Portanto o que me interessa são os pensamentos, as ideias, os modos de estar e pensar, o ver a vida pela parte de dentro, espiritualmente.
O resto, nomes lindos ou feios, pessoas baixas ou gordas, ou altas e magras, é tudo, mais quilo, menos quilo de carne, em cima de um esqueleto, e os esqueletos, são todos iguais.
Interessa-me pouco a matéria, que entra logo em “decomposição” sem ninguém se aperceber, após o nascimento.
No Ser é que está o intelecto, e é o que deveria interessar a todos conhecer.

Bem, já vou longe e VC se calhar não está a entender patavina do que lhe estou a dizer.
E ainda tinha uma ou duas coisitas para lhe dizer, já que optei por lhe responder.

Não sei porque carga de água pensou que a minha intervenção metafórica no “Margem Esquerda” se dirigia a si. Não foi minha intenção fazê-lo,á sua pessoa, até porque, o seu comentário me tinha passado ao lado, no meio daquela “amálgama” deles.

Sabia que, alguns iam compreender a minha razão de queixa, de ver amigos a ofender publicamente amigos ou ex-amigos, e ex-colegas, se calhar até camaradas.
Mas raio, nunca julguei que você fosse o mais rápido, o mais voluntarioso, o mais ligeirinho.

Até me fez lembrar um espermatozóide que no meio de tantos milhões, consegue chegar primeiro á meta, que é fecundar o óvulo.
Por isso está de parabéns. Olhe que começando a desenvolver-se uma conversa é engraçado, onde ela nos leva, já viu?

Se cada ser humano, por muito desgraçadinho que se sinta, ou seja, se pensasse um bocadinho nisto, sentia-se o maior.
Então não é que cada um, os “burros” e os que não o são, constituem todos eles, campeões ímpares, porque para cá andarem, tiveram de derrotar, outros iguais, que são mais do que o equivalente a toda a população da Europa, olhe que é obra !

Bem, mas deixa-me pegar outra vez no fio à meada:
Depois de ser surpreendido no “Salmaritimo” com as suas “queixas” é que fui recapitular os comentários ao “M.E.”, e lá vi efectivamente o seu, é certo que perdido no meio de dezenas deles.Mas estava lá, sim senõr!

Reconheço agora que efectivamente, o que disse lá, lhe “assentou como uma luva,” sabe que uma metáfora é muito abrangente.
Você, como bom cristão, certamente ouve sempre na missa o padre a servir-se das homilias que são assim uma espécie de metáforas, e o santo do homem sabe que atinge sempre mais de metade dos paroquianos presentes, e ausentes.
Mas raio, a tal “metáfora” tal como a do prior, assentou noutros do mesmo modo, mas VC não haja dúvida, veio logo pedir satisfações é o que eu digo, é um campeão, destacou-se no meio de dezenas.

Gostava de lhe responder a tudo, quanto disse, mas reconhecerá certamente que a sua “intervenção” embora gorda é acima de tudo atabalhoada, portanto, de difícil compreensão.

É uma espécie de novelo de lã, com os fios todos emaranhados, não sei se está a ver, não há ponta por onde se lhe pegue.
Não vou defender quem você pretendeu ofender, não me diz respeito.
Não sei também em que é que ele o ofendeu, e principalmente o modo como o fez.
Mas há uma coisa que lhe queria dizer:
Muitas vezes alguns põem-se em bicos de pé, mergulham os pensamentos nas suas próprias entranhas, vão aos intestinos buscar o que podem, para atirarem com muito fedor a “A ou “B”… e os pretensos ofendidos, não ligam nenhuma, “marimbam-se” para isso, e depois, a merda, cai toda em cima do instigador.

Portanto devemos primeiro saber seleccionar muito bem as nossas hipotéticas vítimas para não sermos sacrificados por indecentes e más figuras.

Não lhe vou falar das coisas “complicadíssimas” que mencionou sobre politica, saiba que sei pouco , sou um eterno aprendiz, VC pelo que consegui traduzir sabe disso a potes.Eu também leio muito, conheço muitas e muitas teorias, mas não me iludo, acredite, sei que já está tudo inventado, não vale a pena tentar inventar mais nada.

Você tem é de começar aprender a usufruir de tudo o que temos, com paz, justiça, solidariedade e igualdade nas oportunidades, e você, parece-me bem, que não anda por bons caminhos, quer calcar tudo isto, sem sentimentos no coração, e é pena, porque acredite, assim, não vai a lado nenhum…

Quando faz a insinuação dos privilégios que possuo ou que porventura consegui deitar a mão… nem vale a pena responder-lhe, isso é tão baixo que não vou descer ao seu nível e repare que estou a ser muito condescendeste consigo, quando eu apenas, me prezo de ser tolerante.

Insisto para que fale com o padre da sua terra, ele de certeza quando o baptizou não deve ter feito as rezas em condições,ou faltou-lhe dizer alguma palavra, porque a sua conversa, é de um pobre diabo.
Como cheguei ao fim só me resta um conselho:

Cuide-se, não se iluda com estas palavras ternas. Tente compor-se interiormente porque anda muito mal andrajado, vá por mim. E não me venha incomodar mais pois pode encontrar-me de má catadura!
Fique com Deus!

Menina Marota disse...

Minha querida Maresia... vou dar aqui resposta ao teu comentário, pedindo desculpas ao nosso anfitrião pelo abuso...

Realmente tens razão… "pela requalificação da orla costeira, pelos 15kms de passadiço, pelas praias todas de bandeira azul, blá blá blá.." mas um Concelho com 24 Freguesias, não vive só de praias e passadiços… há muito mais…e que não está a ser feito… há muito que estou desiludida com os políticos e com a política eu, que até fui tão activa em política… mas quando não posso cumprir, não prometo… mas quando prometo, cumpro.

Sabes, se fores ao blogue do "nosso" Presidente de Câmara, verás lá todos os comentários que sejam a… eu ia dizer uma palavra, mas não digo, mas se disseres algo que não seja a dizer bem dele, não é postado, sabias disso?

...

Meu caro Terra & Sal, perdoe-me a "invasão" e o abuso de responder aqui a um comentário, mas tive que o fazer…

Quanto ao seu texto...infelizmente quando existem "interesses"... tudo é feito pelos "amigos"...

Um abraço e boa semana ;))

Guilherme Damas da Cunha disse...

Mesmo no “tempo em que se comprava o bacalhau, a três escudos o quilo” os “cavalheiros” davam a cara. Não tenha vergonha de si, das suas opiniões... ¡Assuma-se homem!, não dê “facadas pelas costas”.

Olhe que para quem opina muito e não diz nada, crítica tudo mas não assume quem é, o que lhe falta em coragem sobra-lhe em tempo e disponibilidade, que eu não tenho e é um bem precioso. O único verdadeiramente escasso.

Por isso disfrute e fique descansado, a si, personagem escondida e cobarde, não o incomodo mais. O blog é seu. O anónimo é você. As faltas de frontalidade e de honestidade sao suas e como as minhas férias estão a terminar... Se eu tivesse um tacho podia continuar a perder tempo com anónimos da sua estirpe mas não é esse o caso. Não posso.

E, peço-lhe perdão, não sei como colocar isto, mas você não deve ser muito inteligente homem (¿se calhar porque lhe passam demasiadas ideias pela cabeça? ou ¿será porque não tem de fazer uso dela?, ¿terá demasiados "rabos de palha"? ou ¿muitos Boys à sua conta?, não sei). ¿O que é que eu posso dizer-lhe?, se nem um comentário você consegue entender... Quando eu tiver um blog activo (se alguma vez isso chegar a acontecer) prometo, em sua honra, escrever pouco e colocar muitas imagens.

Terá de desculpar-me, novamente, mas se ainda não estiver satisfeito, como eu não tenho qualquer intenção de regressar à sua “casa”, deixo-lhe um e-mail (guilhermedamasdacunha@gmail.com) para o qual me poderá enviar as suas críticas “desinteressadas”.