quinta-feira, agosto 23, 2007

O Aplauso do Povo !


A Junta de freguesia de S. Bernardo está num “sino de cortiça” pela medida inteligente do Senhor Presidente da Câmara de Aveiro.
Na passada terça feira, dia 2007-08-21, a Junta foi notícia : - “congratulou-se com a medida da Câmara de Aveiro ter retirado do Plano de Urbanização, a abertura de uma alegada “Avenida” em S. Bernardo, proposta pelo anterior executivo camarário” liderado pelo socialista Alberto Souto.
O seu regozijo deve-se ao facto da freguesia já não ir ter Avenida nenhuma.
No entender da Junta, aquilo nem era uma Avenida, nem era nada. Era isso sim, uma Via - Rápida, que ia confluir, imagine-se, com o Adro da Igreja, sítio onde seria construída uma rotunda.
Não sei ao certo quantos habitantes tem S. Bernardo, mas deve rondar as 4 000 / 4 300 Almas.
Na “Estrada de S. Bernardo” que liga Aveiro ao sul, ( Anadia, Sangalhos, Mealhada, Pateira, Águeda e Coimbra, e ainda dá entrada para a Auto - Estrada, pelo Sul ) residem centenas de famílias que vivem num martírio permanente de há já longos anos a esta parte.
Por ali passam dia e noite ininterruptamente, num rodopio ensurdecedor, milhares e milhares de automóveis, camionetas e outros veículos, que não lhes dão sossego.
Quem conhece, e todos os Aveirenses conhecem aquela “Estrada,” sabem que é uma zona densamente povoada, particularmente, por casais jovens.
Há anos que andam a reclamar e aspiram por uma alternativa aquela artéria rodoviária, para ver se conseguem o sossego a que têm direito eles, e as suas crianças.
A tal “Via - Rápida” como lhe chama a Junta de Freguesia era uma esperança, e parte da solução dos seus problemas.
Ficamos a saber depois de ler e interpretar o conteúdo da notícia, que essas famílias não são importantes. Os seus anseios, direitos, e esperanças pelos vistos, valem pouco, ou nada.
A Junta ao repudiar a tal Avenida está segura de que aquilo não tinha pés nem cabeça, tal e qual o pensamento do Senhor Presidente da Câmara, com quem, “surpreendentemente” a Junta de Freguesia está solidária.
Pelos vistos a Junta está segura de si, e para ninguém ter dúvidas declarou ser apoiada “pelo Padre José Félix de Almeida e ainda pela Fundação Padre Félix, além de outras Instituições e INDIVIDUALIDADES... (???)
Quem leu a notícia, e eu li, ficou agora a saber que o expressivo resultado das últimas eleições autárquicas, foi um reforço à rejeição da Avenida (socialista).
Depois, e na continuação da leitura, constatamos que a Avenida iria cortar S. Bernardo a meio. Não sei se estão a ver uma freguesia a cair metade para cada lado...
Por fim, e para quem se interrogava das razões porque os Socialistas tinham perdido as últimas eleições autárquicas, depois disto, toda a gente fica esclarecida...
Quem havia de dizer!!!
Um homem neste mundo anda sempre a aprender !
E assim vai o concelho de Aveiro...

3 comentários:

Susana Barbosa disse...

Na verdade, Terra & Sal, o concelho de Aveiro não vai lá muito bem. E o pior é que me parece que o problema não é só falta de meios financeiros, mas acima de tudo falta de horizontes... Valha-nos Deus, num concelho tão planinho!
Muito obrigada pelo trabalho que me deixou no "post" anterior. Sou muito grata pelos comentários amigos que me faz. Conte comigo para ainda poder incomodar muito nesta nossa "vidinha" que tanto me insatisfaz em Aveiro. Merecemos melhor!
Um grande abraço

Marechal Ney disse...

Olá Terra & Sal.

Diz a Susana Barbosa e bem:estamos perante uma questão de horizontes.Esta gente que neste município, nos desgoverna,não os encontra porque, como já referi, não compreende que, quanto mais deles se procuram aproximar, mais eles se afastam.

Um abraço
Marèchal Ney

Menina Marota disse...

Um dia destes estive em Aveiro...e lembrei-me deste Blogue...

Claro, que não vim de lá sem os célebres ovos moles, que adoro!!

Beijinho e continuação de boa semana ;))