quinta-feira, abril 12, 2007

Ganda Noia!

O líder do PSD, Marques Mendes, pede agora que seja aberto um inquérito ao currículo académico de José Sócrates, por uma entidade independente, penso que, na sua ideia, não estava a Universidade Independente, onde ele, consta-se, foi professor, e governou a sua vida, honestamente, claro...
Mas seja como for, é simplesmente deplorável que um homem que não sabe fazer oposição, se sirva da baixa política, para se evidenciar...
Por outro lado, os portugueses, na quarta feira à noite tiveram a oportunidade de analisar imparcialmente, o perfil de um, e de outro.
Verificou-se da parte do primeiro-ministro, que era o “acusado,” muita calma, tranquilidade, e confiança em si próprio..
Da parte do presidente do PSD, pareceu-me ver o nervosismo de quem está contrafeito a dar um recado encomendado por outro, tanta foi a falta de convicção das suas palavras…
Ora, assim, não vamos a lado nenhum, já que, parece-me, não temos alternativa, pelo menos à vista desarmada.

13 comentários:

o alquimista disse...

Ainda bem que vivo nas ilhas...sabe bem estar ao longe destas imbecilidades...


Abraço

Arauto da Ria disse...

Amigo Terra&Sal,
A vulgariedade de alguns "artistas" é gritante e este topo gigio tira-me do sério, pois a sua oposição é baixa e desonesta.
Será que é preciso perder tanto tempo e gastar tantas horas de comunicação, para se deslindar se o nosso 1º Ministro era bacharel ou licenciado? Seria mais ou menos competente numa situação ou noutra? Enfim..! Muita gente "pequena" num País tão pequeno.
Um abraço.

João Branco disse...

Caro amigo:

Faz muito tempo que não visitava e comentava este blog como deveria ser...

Quanto a este post e á ideia transmitida nas tuas palavras, " dou-te um aplauso e um assobio" ao teu raciocinio...

Concordo contigo, quando realmente dizes, que o Marques Mendes, efectuou uma jogada muito baixa, ao querer, que o nosso parlamento nomeasse uma comissão independente para analisar o processo problemático das habilitações do nosso Engenheiro ( Licenciado ou não) José Sócrates.
É uma jogada de quem, na liderança da oposição, baixa a toalha á luta pelos factos da governação do Engenheiro e tenta desgastar uma imagem, por via do ataque pessoal...

Discordo da tua ideia, de um Sócrates tranquilo e com a cabeça levantada que não deve nada a ninguém...

Não gosto da personalidade do Engenheiro José Sócrates... Sou socialista e não gosto...
Não gosto da governação Sócrates... Está a ser demasiadamente marcada por um Estado que a todo o custo se quer afastar da sua principal tarefa que é servir bem os cidadãos com os seus serviços, para que nada lhes falte, algo que infelizmente tá a ser abandonado, muito por culpa do maldito défice que percorre os governos transactos, incluindo o do Engenheiro António Guterres.

Cortes na saude imensos, cortes na educação que cada vez mais elitiza a educação, impede as pessoas de parcos recursos ter direito a frequentar o ensino superior, porque é caro estudar na Universidade quando se é estudante deslocado e as bolsas praticamente não existem ou são miseráveis...
Naquela entrevista, ele trouxe papéis, e papéis são apenas papéis e valem como isso, são fáceis de arranjar...

O que os Portugueses querem é uma investigação séria, porque se é verdade que tudo foi feito como dizemos " em cima do joelho" o nosso primeiro-ministro tem de ser punido pela justiça, por fraude, pelo menos...
E tantos Portugueses que gostariam de ver a sua cabeça a prémio...
Marques Mendes, se esse dia acontecer, provávelmente, jantaria fora no mais caro restaurante de Lisboa.

RM disse...

Caro Terra e Sal,
Então o meu amigo estava à espera de quê? Que o MM fizesse "alta política"?.
Ponha-se é a pau pois, pelo que me disseram, o homem não sabe dançar...
Raul Martins

PSousa disse...

Caro amigo que não temos alternativa, já nós sabemos a muito, pelo menos nos ditos grandes partidos, mas para ajudar a festa o anúncio do regresso de Paulo Portas é mais uma machadada na falta de recursos politicos em Portugal, que recruta sempre o que já devia estar afastado a muito, depois de ter estado no governo e nada ajudar o país..
Bem pelo menos este Sócrates tem feito algo em Portugal, mesmo que custe a muita gente reconhecer isto, pois com o nosso sacerificio é certo, mas os outros tambem o tiveram e o defice foi sempre subindo e ...Bem desejo um bom fim-de-semana e desde já lhe digo que vai ser o blog da semana em bancada Directa com muito gosto...

Abraço

Terra e Sal disse...

Meu bom Alquimista:
Tu que te afastas do mundo da matéria e te entregas ao espiritual, acredita que a imbecilidade é quase como o ar que respiramos, está em todo o lado.
Gostei que cá viesses.
Um abraço fraterno para ti

Terra e Sal disse...

Meu Caro Arauto:

Isto é um país de doutores e engenheiros, penso que também de coronéis.
A mentalidade de alguns está proporcional ao seu cérebro, pequenina e oca...
Não são capazes de uma oposição firme e objectiva. Andam perdidos, vejo neles apenas e só, pataratas.

“Marcham” ao toque de algum “senhor” que quer este governo a branquear tudo o que foi passado. Rastejam até, se os seus “lideres espirituais” ordenarem, enfim, uns dependentes.

Perdem tempo com o “farelo” e deixam o “milho” de lado...
E nós, "apaparicamos" estas criaturinhas de Deus, ou bonequinhos de banda desenhada, que perdem um tempo precioso, com o que não devem.

Cada vez está mais actual a velha carta do general Romano, quando por aqui passou:
“Gente esquisita esta. Nem governa nem se deixa governar!”

Todos nós temos as nossas opções políticas, partidárias mesmo, mas quem quer que seja, se for honesto, independentemente disso, gosta de ver alguém do outro lado da “barricada” a mostrar-nos o que vai mal.

Neste momento há um vazio... Andamos a contabilizar doutores, engenheiros, e coronéis que possuímos, e o país a agonizar…

Cada vez mais, estamos num país adiado, e um dia destes, com o comportamento destes pataratas, quando acordarmos de manhã, temos a notícia de que é um país inviável.
Um abraço e obrigado pela visita.

Terra e Sal disse...

“Sarcástico”
Meu Caro Amigo João Branco

Ao tempo que não te punha a vista em cima…
Nem vou começar pela nossa saúde, minha e tua, que sabemos ser de ferro. Portanto deixa-me perguntar-te pela nossa burra. Suponho que está linda, “roliça” q.b., cheia de charme, e a meter inveja a muita mula ranhosa, que anda por aí…

Olha que não me esqueci de que a estás a criar, suponho que, com todos os cuidados…
Além disso, penso que a tens vindo a exercitar para a nobre missão que os três, eu, tu, e a burra, temos de cumprir no torneio medieval, em terras de Santa Maria da Feira.

Somos cavalheiros de honra. A burra penso que, se tens andado de olho nela, e não lhe tens dado baldas, é honrada também. A disciplina nestas coisas é fundamental,tu sabes!

Não facilites com o bicho, já que o inimigo é barbaramente feroz. Não o tememos, eu sei, mas a “ferramenta” nestas coisas é importante, é mesmo essencial, para o arrasarmos.
Não podemos deixar-lhes uma costela que seja direita, e temos de pensar seriamente se lhe poupamos ou não, a vida…

Para isso, temos de ter tudo afinadinho, e que nos valha a burra, que eu ando um bocado pesadote, e estou a contar com ela, para destruirmos o reaccionário do adversário que nos provocou…

Depois, e para ter a certeza de uma vitória retumbante, estive a pensar na estratégia em todos os seus pormenores…
Acho melhor metermos a burra no TGV, aqui em Aveiro ou aí em Águeda, se achares melhor, para ela ter uma viagem calma e rápida, já que a viagem a cavalgar, é longa, fatigante e muito stressante, já que, muito burro vai aparecer pelo caminho, e sabes como é, há sempre uma tentação para a bicha…
E depois, a viagem implica um bom par de léguas, e precisamos dela bem folgada, no dia “H”

Sobre a polémica à volta do José Sócrates…
Meu querido Amigo,
A governação do José Sócrates, e isso é que é importante para nós, e para os portugueses, independentemente de simpatizarmos ou não com a pessoa, e até do seu modo de estar em cena, é a de um verdadeiro líder.
Um líder não é um homem com medos, que avança e recua, que trabalha cheio de dúvidas…
Um líder é uma pessoa responsável, que sabe ouvir e ponderar, mas que sabe também decidir, e depois de decidir responsavelmente, avança preparado para defender as suas causas…
E pelo que nos apercebemos não tem perdido nenhuma. Aparentemente há muita contestação à sua governação, mas faz-se sondagens, criticam alguns dos seus ministros, mas ele sai sempre bem cotado, e sempre à frente, dos lideres da oposição.
Portanto, ou ele é mesmo bom, e penso que sim, ou então, não há oposição neste país, que do mesmo modo, penso que não há.

Um bom governante tem de ter o sentimento de um sacerdote bíblico. Não deve atrelar-se ou temer o poder do “capital”, independentemente das “represálias” desse mesmo “capital” que sabemos que aberta ou camufladamente, quando lhes “roem a corda” nos seus propósitos, procuram a desforra, tentando destruir o “obstáculo” que obsta, aos seus intentos.

Ora esta coisa dos títulos académicos, penso que é uma falsa questão. Como não têm por onde lhe pegar, como primeiro-ministro agarraram-se ao caso das habilitações académicas, como se isso fosse importante para nós, portugueses…
Portanto meu Caro João, não será tudo isto uma teia bem congeminada por algum, ou alguns senhores, do grande capital, por a vida não lhes correr ou não ter corrido, como queriam?

O mal deste país, não é o primeiro-ministro não ser engenheiro ou doutor. É o atraso em que vivemos, é o resultado dos tais governantes doutores que temos tido, em que, o “canudo” só serviu para fazerem “borrada”, por ignorância, ou para serem simpáticos, particularmente, a favor de meia dúzia de nababos.

O “défice” de que falas aligeiradamente, é importante, é uma crise que temos de vencer e ultrapassar…
Se queremos ter credibilidade na U.E. que nos tem “mantido” até hoje, temos de o arrumar de vez, para ficarmos em plano de igualdade com os outros, e não continuarem a olhar para nós, como os coitadinhos da “família europeia”.

Qualquer país precisa de contrair empréstimos, quase todos o fazem.
Sabias que as taxas de juro funcionam em função da credibilidade desse país? Os empréstimos e os juros, funcionam para os Estados, na mesma razão que os nossos pedidos de empréstimo funcionam junto de um banco.
Se queremos ter crédito , e uma taxa de juro razoavelmente suportável, temos de ter bom nome na praça, e saberem que somos de boas contas, porque se não, ou não nos emprestam cheta, ou então, cobram-nos juros quase insuportáveis.
É o que tem vindo a acontecer com Portugal, porque nos falta a tal credibilidade indispensável.

A “simpatia” do Bagão Felix, e antes, a da Manuela Ferreira Leite, arranjaram “artimanhas” para “mostrar” que Portugal estava no bom caminho para ultrapassar o desgraçado “défice”…
Isso foi negativo, tentaram dar a volta, diria mesmo “enganar” e não conseguiram, e por não terem tido coragem na ocasião de tomar medidas sérias, sobrecarregaram-nos ainda mais, e os efeitos estão agora a emergir, e nós, de um modo geral, endossamos todas as desgraças ao governo de Sócrates...
Ora em parte, e por isso, é que a oposição anda caladinha com um rato.Primeiro porque tem culpas no cartório, e depois, porque efectivamente não têm capacidade para fazerem melhor…

Já vou longo, mas és um amigo que não aparecias há muito, e estou entusiasmado a conversar aqui contigo, mas sem perder a noção em todos estes momentos, que me vais acompanhar numa luta, de vida ou de morte, contra os vilões, e sabemos lá se este não é o último diálogo entre nós?
É que, o inimigo é traiçoeiro, e não faz jogo limpo, eu sei, e só temo por isso…

Sobre o curso do Sócrates:
Sinceramente penso que, isso não é importante para nós portugueses, conheço pessoas de grande destaque na política internacional que não eram licenciados.
Interessa-me isso sim, o seu desempenho como primeiro ministro. De qualquer modo penso que é engenheiro, provou-o. Quero lá saber se está ou não inscrito na ordem dos engenheiros, se fez ou não cálculos de betão armado, além de que, não estou com intenções de lhe mandar fazer cálculos do betão para casa nenhuma, assim como penso que nenhum português está interessado.
Mas independentemente disso, também não disseram, porque não lhes convinha, que cursou também direito 3 anos. Um dia destes ainda o vais encontrar em Coimbra, na tua Faculdade, a acabar o curso.

Não vou continuar João, sei que faltava falar da Saúde e do Ensino, mas isto já vai longo, e é uma vergonha…Quanto à Saúde, penso que não vamos ficar pior, pelo contrário.
O Ensino parece-me ser complicado e “osso” duro de roer, mesmo para ele, mas pode ser que daqui a uns tempos a coisa melhore.

Vou acabar mesmo…
Não te esqueças do caraças da burra., que isso é que não me sai do pensamento…
Olha que para nós, ela é como um avião para um piloto na guerra. Tem de estar bem afinadinha no dia “H“. Até suo quando penso que é dela que vai depender as nossas vidas…
Um abraço amigo, para ti João.

Terra e Sal disse...

Meu Caro Dr. Raul Martins:

Raras vezes aqui aparece, mas saiba que é sempre bem-vindo.
Espero que já se tenha livrado do vespeiro que atacou o seu Blog…
Como o meu Amigo é caçador, penso se me permite a opinião, que deve utilizar chumbo “10”…
Pelo menos é o que uso sempre, para todas as “peças” e a caçadeira prefiro a de canos sobrepostos, gosto mais, dá-me a sensação que o chumbo assim funciona mais na perpendicular, é que, aponta-se para o chão, e o chumbo sobe sempre mais meio metro, acima, não sei se está a ver…

Bem, aqui o meu Blog é à portuguesa antiga, é feito de adôbos, que como sabe, eram feitos de terra, penso eu, e assim, talvez por isso, uso muito, o “terra-a -terra“.
Efectivamente lá diz um ditado velho, que para mim são como o evangelho:
“Homem pequenino, ou é velhaco ou dançarino”…

Efectivamente a minha personagem tem “feitio” de quem não dança, portanto dançarino não é…
Ora eu confio cega e religiosamente nos ditados velhos, e não sendo dançarino, pelo sim ou pelo não, vou-lhe dando umas “morteiradas” com cartuxos cheios de sal, e aponto-lhe ao traseiro, que vai ficar cheio de buraquinhos que vai parecer um chapéu de pobre, ou então, uma salgadeira, carcomida.

Andar metido em cusquisses que nada interessam aos portugueses, e a aproveitar-se de coisas de “lana-caprina” para lançar dúvidas e insultos, pondo de lado por incapacidade, os seus deveres de Oposição…
Não haja duvidas que está a cumprir muito bem a confiança que os eleitores nele depositaram, está-se mesmo a ver…
Por isso, não podemos ficar impávidos e serenos a este ultraje que o M.M. faz a tudo e a todos, e particularmente ao país, que afinal, somos todos nós…

Receba com amizade os meus cumprimentos.

Terra e Sal disse...

Meu Caro PSousa *Bancada Directa*

Efectivamente custa-nos admitir isso, mas sinceramente penso que não temos alternativa neste país, à beira mar plantado.
E à falta de capacidade e competência para fazer frente ao Governo, por parte da Oposição, que todos desejávamos que fosse capaz.Assistimos impotentes, à ridicularização da política, à volta de coisas que não nos interessam para nada.

São comportamentos condenáveis estas “preocupações” da Oposição, particularmente do líder do PSD, à volta da licenciatura ou não do primeiro-ministro e que, todos nós devíamos gritar bem alto junto do pavilhão auditivo deste senhor fazendo-o ver que, isso não nos interessa para nada, e que, o que queremos, é mais bem estar, mais emprego, mais saúde, e melhor educação e ensino.

Este cavalheiro, que pensamos ser o líder do maior partido da Oposição, não sei o que tem andado a fazer, tão afastado anda dos deveres e compromissos que assumiu com o país, na sua eleição, não falando já, dos seus deveres com todos os militantes do seu partido.

Paulo Portas é outro que tal. Faz do CDS/PP uma espécie de cabana de abrigo...
Quando sente as intempéries da política, ou lhe apetece, entra e sai a seu belo prazer, e passa por cima de todos como cão em vinha vindimada. É a sua coutada particular, onde quem manda é ele, e quem não concorda com as regras, vai sendo socado, ou sovado, como foi a “Nogueira Pinto”por um dos seus correligionários.

Os deficits foram sendo acumulados pelos senhores doutores dos governos anteriores, que não tiveram a coragem de pôr mão a nada, e foram-nos deixando “medrar”
Agora que está gordo de mais, e temos de fazer uma dieta rigorosa, para não asfixiarmos de vez, reclamamos e pomos a culpa para o actual governo, como se fosse ele o culpado, ou como se estivesse a fazer uma governação de contenção, por belo prazer pessoal.

A política seguida por José Sócrates é reconhecida nacional e internacionalmente como a medida mais acertada desde sempre. Andamos anos e anos, a viver acima das nossas possibilidades, até que, batemos no fundo. Estávamos mal habituados, e agora é mais difícil suportar a nossa pobreza, porque nos iludiram e até pensávamos que éramos ricos, e afinal, somos pobres como Job.

Gostei de o ter por cá, e já fui ao seu Blog dar uma vista de olhos. Está com uma óptima apresentação e vi que o nosso Beira, tem hoje, lugar de destaque, e bem merece…

Agora mais que nunca temos de estar todos unidos e sermos uníssonos com o nosso Beira Mar, que estando também no fundo, tal como o país, lá nos vai dando a esperança de ser ainda possível ultrapassar, o défice muito difícil em que se meteu.

Não ligo ao futebol, mas o Beira Mar está sempre no coração
Fiquei contente com a sua visita, vou passar um dia destes pela “Bancada Directa”
Cumprimentos e amizade para si.

Anónimo disse...

Terra & Sal,
Realmente é de lamentar que tenhamos um lider de oposição que tenha de recorrer à política baixa para ter algum tempo de antena.
Seria mais edificante apresentar ideias concretas para os problemas do país, do que andar semeando demagogia por onde passa.
Os portugueses querem é resultados positivos dos sacrifícios que lhes são exigidos, e estes vão surgindo, felizmente!
Deixem o homem trabalhar!

Caro, Terra & sal, gostei de conhecer o seu espaço, tem muita qualidade!
Espero voltar em breve!

Um garnde abraço!

Terra e Sal disse...

Meu Caro a.j.faria:

Foi um prazer recebe-lo aqui neste espaço tão pobre, mas dentro da sua humildade procuro tê-lo limpo e asseado, para receber as minhas visitas.

Não o vocaciono apenas num sentido, procuro mesmo a versatilidade, algumas vezes é até brincalhão, não deixando por isso de se preocupar com a vida do país, e da minha terra, que é Aveiro.

Por curiosidade fui dar uma vista de olhos ao seu, em poucos segundos pus-me em Ponta Delgada, e gostei do que vi, chama a atenção, não só pelos assuntos que toca, mas a maneira como o faz.

Tenciono um dia destes passar por lá, com mais calma, se nada obstar, da sua parte.

Tal como lá diz, e bem, este país vive de corpo e alma para telenovelas.Antes era o fado, triste e melancólico, que nos absorvia, cantando as amarguras e martírios da vida.
Agora, isso, está fora de moda.

O M.M que tem um certo jeito revisteiro, parece que não conseguiu lugar no “Morangos com Açucar”, então anda a esforçar-se para uma nova oportunidade, e procura dar nas vistas,esperando que,alguém o descubra.
Mas não entende que, descobri-lo, é a mesma coisa que achar uma agulha num palheiro.

O homem não é capaz de apresentar uma ideia decente, nem que seja só para nos fazer pensar, mas como disse, adora fazer cenas baixas…

Quando olho para ele, e vá lá saber-se dos porquês, faz lembrar-me um cão da serra que tinha e trazia sempre comigo no carro.
Um dia sem saber como, fugiu-me numa das ruas mais movimentadas da cidade do Porto…

Nem a mim me viu quando cheguei junto dele, mas fartava-se de ladrar, para o ar, porque era tanta a confusão naquela pobre cabeça, que não sabia, para onde ladrar.
Obrigado pela visita.
Um abraço

PSousa disse...

Muito obrigada pela parte que me toca, e gosto imenso, para além de partilhar com o que diz e pensa.
e se tivessemos mais luzes iluminadas no governo como pensa, com certeza teriamos uma melhor governação, ao longo destes anos todos depois da liberdade democrática,

Um grande Abraço e será sempre bem vindo, pois o meu blog é tipo o seu, alegre, divertido e não tendo tema para discussão ou apresentação, sendo que sem a sua enorme contribuição dos post inteligentes.

Saúde