domingo, julho 16, 2006

10 comentários:

Pé de Salsa disse...

NÓS E OS OUTROS

Esta interessante imagem colocada assim, sem qualquer comentário, deixa-nos pensativos (a mim deixou).

Arte Nova? Enquanto "os outros" preservam os "tesouros" que possuem, "nós" em Aveiro permitimos a sua destruição (como aconteceu recentemente)?

Gostei caro Terra & Sal. Palavras para quê?

Migas (miguel araújo) disse...

Viva Terra & Sal
Concordo com Pé de Salsa.
Isto não está nada fácil de lhe "dar troco".
Para tal enigma, só tenho mesmo uns "cêntimositos" no bolso.
Tavez, levantar uma pontita do véu ajudaria.
Nem sempre temos a mesma predisposição visionário do meu amigo.
Cumprimentos

Terra e Sal disse...

Dou-lhe os meus parabéns “Pé de Salsa”

Interessante a sua imaginação e de algum modo “investigação”
É nestes pequenos “nadas” que testamos o saber dos outros, permita-me mesmo que lhe diga sem lisonja, a capacidade intelectual, de ver mais longe...

“Enfia-se” assim um post, muito “xôxo” até aparentemente xexé, e o meu Amigo (?) descobre que aquilo por muito "tosco" que seja, só pode ser um alerta sobre “Arte Nova”.

Sim, ali, no aparente “tosco” está uma manifestação e forma de Arte Nova…
Como sabe, ela manifesta-se de muitos modos, e uma delas é através do “Aço.”

Sinceramente, ( e até pareço o Ruas) com a pilhagem que por aí anda, um dia destes vou ali à “Casa Major Pessoa” e saco os portões, gradeamentos, e meia duzia de azulejitos...

Os Aveirenses podem ficar tranquilos, eu conservo-os e trato-os convenientemente...
E se calhar com esta atitude, sou mais um a tirar à Câmara outra "dor de cabeça".

Afinal aquilo não deixa de ser ferros retorcidos e já meios carcomidos pelo tempo.

Os vindouros com tanto vandalismo que grassa por aí, não sei se poderão admirar as “formas” que “explodiram” numa geração.

É que alguns “indigentes” muito “aperaltados” mas de maus “fígados” andam a destruir o nosso “Património”

Enquanto viveram à custa do nosso erário, criado com muito suor e lágrimas, portaram-se bem...
Depois de tirarem a “bata” de “personagem pública” certamente com uma boa e choruda reforma, dedicam-se à “pilhagem” dos nossos valores patrimoniais”.

Claro está que tudo isto, foi feito de surpresa, tipo "golpe de mão" da tropa e a “coberto das trevas” e protegidos pelo “diabo”.
É que:
“Tão ladrão é o que rouba como o que fica à porta a espreitar”…

Mas pronto, nós somos assim, e “amanhã” até vamos dizer que o tipo é mesmo “vivaço” e foi...
Uma pessoa sem alma e que nem sabe o que isso é, não sofre com nada, quer é “desenrascar-se” na vida, e olha para os outros, para os conscientes,e toma-os como papalvos fáceis de iludir, e que não lhe pedem satisfações…
E ao fim e ao cabo têm razão, é que somos mesmo isso e não passamos disso.

Mas para mim, amarrá-los ao Pelourinho de Esgueira, depois da missa do domingo, com o “Quim Barreiros” a cantar uma musiquinha das dele, para chamar o povo, e aos “pardais” darem-lhe umas valentes chicotadas, eu acho que isso era uma forma de fazer justiça, “à moda antiga”

Aceite a minha homenagem Pé de Salsa.
E com os meus cumprimentos vai a renovação das felicitações.

Terra e Sal disse...

Meu Carissimo Migas:
Com toda a estima e cortesia que me merece, tenho a dizer-lhe que o meu Amigo é um provocantezinho militante.

Os seus post.s são sempre ao contrário dos meus, muito abrilhantados.
Muito isentos, muito imparciais…

Dá-lhe apenas e muito naturalmente, uns toquezinhos, uns toques de Mestre, direi eu.
Não desvia, nem influencia ninguém, nada disso…
Apenas vai “tapando” ou “abrindo”o esteiro, para que a “água” saia ou entre à medida que deseja.

É natural que faça isso, é da Beira-Mar…
Os de lá, sabem melhor que ninguém que com água excessiva não se faz sal, e sem nenhuma, o mesmo acontece.

Ora eu, com um sentido da beleza muito pouco apurado, olho para uma “coisa” e vejo uma série de outras, atento melhor, e segue-se um turbilhão, passando a ver mil.

Olhe, é quase como vermos aí na rua um maltrapilho que avaliamos só pelo aspecto…
Contactamos com ele, e ficamos pasmados, estupefactos mesmo, o que está dentro daquele “monte” de farrapos…

Verificamos quanto rico é de alma, vemos uma inteligência superior, uma cultura vasta, uma visão diferente do mundo…
E acima de tudo, e mais tocante ainda, é a lição de civismo que nos dá…

Os meus post.s são mesmo uns maltrapilhos, mas daqueles mesmos a sério…
É que neles, por incapacidade de expressão do autor, vão um montão de ideias não exprimidas.

Eu neles vejo muita coisa, mas que quer, não sou nem tenho jeito para a poesia, mas queria que eles fossem isso, um poema, imagine onde chega a minha pretensão…

Tivesse eu a capacidade de muitos, fosse um bom pregador, um bom emissor, e tantas coisas boas gostava de dar aos outros…
É por isso que gostava de ser poeta, mas que quer, Deus deu-me outros “dotes”…

Escusa de estar com esse sorriso, que nem eu nem Deus somos perversos, e os “dotes” não são nada disso do que está a pensar…

Mas é Migas, você que tanto defende Aveiro, que tanto diz que andamos sempre a reboque dos outros, não vê que com a gente que temos no nosso meio, uns delapidadores do nosso “Património” que é lenha que metemos para a fogueira?

É que cada vez mais, os outros, olham para nós, (mesmo os de cá de dentro, a quem você tenta estimular a amar Aveiro e as suas causas) como se de uma espécie de bárbaros se tratasse.

E será que não têm razão para isso com tanta barbárie que se comete, a coberto não sei de quê, nem de quem?

Gostei de o ter aqui na minha casa, tenho que ir “Debaixo dos Arcos” apaziguar aquela gente, que você só está bem também é a arranjar confusão.

Ahhh!
Aquilo viu no meu post. é “Arte Nova”, aprecie, vá lá ver outra vez, mas claro, pode não gostar…

É que tem assim um ar tosco, olhe é um “maltrapilho” tal e qual o maltrapilho que "vimos" na rua e que mencionei acima...
Ali está também de outro modo, a Arte e Cultura, que "revolucionou" e marcou de algum modo uma época não está muito distante...

O Abraço de sempre.

Nuno Q. Martins disse...

O silêncio de muitos dos visitantes do Salmarítimo em relação a este post é sintomático da postura que adoptariam se tivessem o poder de decidir ou tomar posição sobre algo que desconhecem.
Imagine-se, agora, que os vistantes de um blog tinham, por momentos, a possibilidade de apagar um post apenas porque não o entendem...
O grande prejuízo seria, como é óbvio, para quem postou e para quem estaria habilitado a entender o post.
Seria danoso, em todos os aspectos, se a ignorância derrotasse invariavelmente o conhecimento.

Um abraço.

Migas (miguel araújo) disse...

Meu caro Terra&Sal.
É com todo o gosto que sempre que nos confrontamos (que não é o mesmo que nos gladiarmos) o meu caro tem sempre o cuidado de me "mimar" (agora é bom que não seja você om risinhos, que não é nada disso que eu quero dizer).
Só não percebo porque diz que os meus post são sempre contrários aos seus. Sempre?!
Não creio.
Aliás, que seria da nosso crescimento intelectual e humano sem estes contrafeitos, ou sem a nossa saudável relação virtual?!
E não lhe estou a dar graxa.
Já lho disse, por mai que diversas vezes, é na pluralidade e na diferença de convicções que cresce a democracia e que todos nos desenvolvemos.
Mesmo com as suas modéstias. Como por exemplo, não ter jeito para a poesia.
Digo-lhe sinceramente... ainda bem que não tem. Porque tem um jeitaço do caraças (perdoe-me a falha linguística) para ver o mundo, transmiti-lo, com todo esse maltrapilho e turbilhão de ideias e conceitos.
Não seja tão modesto.
Se é assim, assuma-o.
Só nos alegramos com isso.
E quer melhor exemplo.
Para quem nasceu cagaréu e por cá se arrasta entre Artes Novas, em pé ou caídas, não tinha tido a capacidade intelectual de descodificar tal na imagem que postou.
Reconheço, humildemente, quando erro. E foi um erro bem bronco.
Aguardo-o nos arcos, com os seus paninhos quentes.
Um abraço

Terra e Sal disse...

Ora viva Nuno:
Uma boa retórica, sintética e objectiva…
Já se começa a notar na sua “linguagem” e vocabulário aquela característica jurídica…
É que eu também estou convencido com toda a imparcialidade que se pratica nos tribunais, que a justiça se faz, conforme a capacidade ou não do advogado…

Até parece que o estou a ver na “barra” do tribunal, a defender um autor, (para começar tem de ser) vítima de um “assassínio” à sua dignidade pessoal e profissional…
Nada de especial apenas por causa de uns negócios assim meios escuros, meios esquisitos, que até puseram em causa o seu “bom-nome” na praça pública…

O meu Amigo diz que está ali nem é por dinheiro, apenas quer que o réu se “retrate” publicamente.
Apresente desculpas públicas, nos jornais de maior tiragem, quer do concelho, quer no país, e durante 3 dias, em página nobre, que toda a gente leia, como naquelas em que vem o caso do “Jardel” se vem ou se fica…

Nada de ser junto a noticiários sobre crises, de guerras, de fome, de aumentos do combustível, que isso ninguém lê, e nem é sugerido que se leia…
Isso se entretanto não se lembrar de pedir também que venha na “Caras” ou na “Nova Gente” quando vem a falar da “Lili Caneças” e de mais uma operação a uma virilha…

Não pede prisão para o homem, que o seu cliente até é um homem de sentimentos, mas quer uma compensação remuneratória como castigo, por percas e danos morais…
Esse dinheiro nem será para o seu Cliente, ele dispensa-o, será entregue na totalidade a uma I.P.S.S. depois de pagos os respectivos honorários ao dedicado e desinteressado materialmente, defensor…
Que assim se proceda diz o Juiz…

Advogado e cliente vão para o gabinete, o jurista apresenta a conta dos honorários…
Depois de ressarcido o advogado, o homem agradece-lhe penhoradamente…
A seguir vai cumprir a promessa, entregar a indemnização à IPSS, é lindo, até se vai constar, mas depois de pagar ao advogado apenas leva uns trocos.
De mansinho vai rogando “pragas” ao advogado e mete um chorudo cheque dos seus…
Um bom advogado é também um bom Juiz.
Nem foi por causa do dinheiro que lhe levou. Apenas sabia que ele devia ser condenado e assim o condenou, a “presentear” a IPSS com dinheiro do seu bolso.
As coisas devem ser mais ou menos isto não, Nuno? ;)

No caso do meu post, foi isso em parte.
Chegava ali ao Dr. Juiz, apresentava o “boneco” que me destruíram, mas antes levava-lhe um compêndio sobre Arte Nova, não vá o diabo tecê-las, mas seria que ele dava antes uma vista de olhos por ele?
Infelizmente e como diz, a ignorância é o mal de tudo e de todos…
Se apresentarem aí a um desses senhores um quadro pintado assim de uma maneira tosca, começa a rir-se do seu hipotético valor…
Se lhe dissermos ou falarmos de um pintor famoso, afasta-se um metro e semicerra os olhos é que aí já está a apreciar um valioso e primoroso quadro.
A vida é feita disso e assim, Nuno.

Um abração para si que deve andar por aí a curtir as praias e eu a trabalhar que nem um desalmado...

Terra e Sal disse...

Meu Caro Migas:
Aqui só dou uma resposta, aos meus Amigos e Amigas, para si vai hoje uma excepção...

Quando for preciso desancá-lo eu sei onde "mora" passo lá todos os dias.
Nem sempre entro, também é preciso disposição...

Ainda hoje lá fui, "dei-lhe" uma "descascadela" mas passado um minuto muito oportunamente você "fechou a janela".

Você "cisma" que há-de endireitar o mundo, à sua maneira, à sua imagem, mas isso não pode ser...

Eu apenas dou a conhecer a minha experiência de vida, e cada um que faça a sua "cama"...

Um abraço Amigão

João Branco disse...

Caro Terra e Sal

tive um belo dum raciocinio hoje:

Fumar Mata
Viver também

o alquimista disse...

Passei por aqui e gostei, volto...