sábado, abril 15, 2006

23 comentários:

Susana Barbosa disse...

Gosto de estrear uma nova pedra da sua casa!

Lindíssima fotografia. Apesar de alguma nostalgia e sofrimento, também traduz pureza, amizade e solidariedade que são sentimentos que me tocam a alma, profundamente.

Desejo-lhe uma Páscoa Feliz.
Um beijinho com amizade,

Susana

Anónimo disse...

Meu caro Terra & Sal:
O blindado é um pretenso veículo de poder,de mando, de opressão e aparentemente inexpugnável.
Porém as duas indefesas crianças, com a força da razão, que lhes assiste, são bem mais poderosas e não precisam de canhões, basta-lhes o afago das mãos.

Pé de Salsa disse...

Caro Terra & Sal

Esta foto diz-nos muito dos seus sentimentos e da sua maneira de pensar.

Não comento!

Cumprimentos.
Pé de Salsa

Terra e Sal disse...

Bons sentimentos manifesta Susana.
A vida também está nos sinónimos das palavras que deixou.
Nelas vi o amor pelos outros, na conjugação de tudo aquilo que expressou.

Foi bom sentir a pureza dos seus sentimentos, como puros e anjos são aquelas crianças que nascem, crescem e morrem, no meio do inferno, e não vão conhecer no coração a ternura do Amor dos outros...

Obrigado pela sua visita e pelo seu contributo.
Mais uma pedra se vai encaixar no tabernáculo que é de todos nós.
Uma Páscoa também feliz, e um beijinho amigo,

Terra & Sal

Terra e Sal disse...

Verdadeiras são as suas palavras meu Marechal.
Naquelas máquinas militares está bem patente tudo o que há de mau no mundo, com todo o respeito senhor Marechal pelas suas funções bélicas.

A arrogância,autoritarismo e opressão estão ali alicerçadas no blindado e jipão.
Mas vê-se também duas razões...

A razão da força e a Força da Razão.
As últimas, estão estampadas naqueles dois inocentes, que olham até com indiferença fingida ou não, aqueles que, cumprem uma miseravel e odiosa missão.

É o mundo execrável em que vivemos meu Marechal.

A hipocrisia dos políticos perde-se com coisas menores, esquecendo e relegando para o fim da agenda, onde nunca chegam, a vida humana de milhões de criaturas que estão à mercê das suas conveniências.

Melhor sorte teriam tido se nunca tivessem nascido.

Foi um prazer tê-lo cá.
O seu contributo é sempre gratificante e estimavel nesta casa que também é sua Meu Marechal.

Cumprimentos e boa Páscoa
terra & Sal

Terra e Sal disse...

Pé de Salsa:
Há silêncios que falam mais que as palavras.
O silêncio é também um modo de expressão.

Entendo o seu silêncio como uma prece, uma oração ao mundo...
Ele é de algum modo um grito de dor, dos seus pensamentos da sua alma.
Sei que gostaria que eles fizessem um eco ensurcedor em todos os lugares do universo.

Sei que gostaria que chegassem ao Céu, ao inferno também, a todos os sítios em que a ouvissem e conseguisse comover alguém que tivesse um poder sério,que acabasse com as injustiças no mundo.

Embora diferente a sua expressão, ela foi muito rica, perante uma realidade demolidora que fere só, em função da sensibilidade de cada um.

Obrigado pelo barulho que fez com o seu silêncio, obrigado pela sua revolta, obrigado pela sua compaixão e misericordia.
Obrigado também em nome deles...

Esta casa que é de todos nós, ficou mais nobre com o seu contributo...

Cumprimentos e desejos de uma boa Páscoa.
Oxalá ela fosse no seu significado, a esperança de vida para muitos.
Terra & Sal

Sérgio Loureiro disse...

Boa noite, caro Terra & Salsa:
passo pela porta da sua nobre casa e vejo que se mantém sempre entre-aberta. Espreito e noto uma paz impressionante que me faz passar e passar todos os dias por aqui todos os dias.

Confesso-lhe, caro amigo, que me sinto bem como se, de repente, o sossego e a tranquilidade tomassem conta de mim.

Hoje, caro Terra & Sal, ganhei coragem e entrei. Peço-lhe perdão pela ousadia. Mas esta paz interior que encontro revigora-me para enfrentar um mundo carregado de injustiças.

Já fiz referência à sua ilustre casa no meu humilde blogue. Aliás, não fiz mais que a minha obrigação.
Não o conheço pessoalmente, mas olhe prefiro que assim seja.

Com a devida vénia, retiro-me satisfeito por ter dado um pequeno contributo na construção desta casa.

Não sei se quer que deixe a porta entre-aberta ou se quer que a feche.

Um abraço,

Sérgio Loureiro.

João Figueira disse...

Como pode ser um simples afago de mão mais poderoso que qualquer arma ao cimo da Terra? não deveriamos todos nós ser como aquelas crianças? dar-mos todos as mãos e criar uma força tão poderosa que nada nem ninguém destrisse? Mas o problema é que enquanto crianças, dão as mãos umas ás outras; em adultos só dão as mãos para terem armas para prejudicarem os outro. Sr. Terra & Sal, adorei ver esta foto. Se continuar com esta qualidade de imagens, eu continuarei a ser cliente fiel da sua casa. Saudações para todos.

Nuno Q. Martins disse...

Pois é João, as crianças unem-se na busca do companheirismo, na necessidade de partilharem as suas vivências com os seus semelhantes. A pureza dos afectos, a nobreza dos sentimentos.

Já adultos, os homens unem-se por interesse, na necessidade de se aliarem para obter conquistas.

Felizes aqueles que souberam preservar as amizades de infância, aquelas que foram travadas quando ainda nenhum dos elementos sabia bem o que queria da vida, mas sabia, que não a queria viver sózinho.

Cumprimentos a toda a equipa que tem ajudado na construção desta casa e um abraço especial ao seu arquitecto, Terra & Sal.

Terra e Sal disse...

Meu caro Sérgio
Esta casa é de todos quero que ela assim seja, e se mantenha enquanto existir.
É uma albergaria para todos nós que andamos em peregrinação neste mundo até partirmos destas férias que a morte nos concedeu!

É meu desejo, é desejo de todos aqueles que fazem parte do “Salmaritimo” que este espaço funcione com o sentimento e amor de todos os homens e mulheres.
Queremos que ele seja de algum modo um dos caminhos de …”Santiago”
Que cada um se sinta bem independentemente da sua personalidade.

Mas ele não quer nem nada tem de religioso.
A todos é permitido a indignação a contestação e até a má disposição.
Gostava é que tivessem sempre a responsabilidade do direito e deveres que têm para com os outros como se de uma grande família se tratasse.

Portanto meu querido Amigo, venha aqui as vezes que quiser, venha sempre muitas, e fale do que lhe apetecer.
Barafuste sobre o seu, o nosso, Beira-Mar, esteja à vontade porque esta é a partir de hoje, a sua casa também.

A "pedra" que entregou sei lá se não irá ser uma coluna de sustentação?
Imagine uma coluna partir-se...
Como ficaria o resto da casa?

Cada uma que cá entra, é respeitada como se fosse a única, a principal, a mais forte de todas.

Depois, eu detesto quando em minha casa reúno amigos e vem um ou outro com aqueles apartes cerimoniosos e que me ferem e ofendem até.

“É pá fala assim ou assado olha que não estás em tua casa”

Que raio de amizade, que raio de estima, que raio de "mania" é esta de não estarmos todos à vontade?

Para mim esta situação de condicionar os outros é complicada mesmo, não a entendo!

Eu próprio quando vou a um lado qualquer, mesmo por aqui na blogosfera, manifesto o que sinto ou o modo como entendo as coisas, e olhe que às vezes não sou meigo, mas sou eu, e procuro não ser falso no que digo.

Se estiver errado “dou a mão à palmatória” mas primeiro têm de me provar que estou.

E o mal que eu quero aos outros, se volte contra mim.

Deixe a porta entreaberta Sérgio, sempre...

E olhe que lhe paguei um bom salário, mas você mereceu,

Um abraço para si e obrigado pelo contributo que o fez largar o seu bom blog que de algum modo faz "arribar" o nosso Beira Mar…
Terra & Sal

Terra e Sal disse...

Minha querida Solidária.
Que importa aqui ser-se o primeiro ou o ultimo?
O seu lugar está aqui reservado, ninguém o ocupa, ele é seu por direito e por pergaminho.
Mas esta casa é imensa... do tamanho do seu Coração.

Concordo consigo…
A Páscoa não é só amêndoas….
A Páscoa de hoje, a Páscoa de sempre, infelizmente é aquilo que vemos e que sentimos.
Cada um tem a Páscoa que quer ou pode ter.
E há quem não tenha nenhuma.
E outros nem tempo têm para ela.
É que não vale a pena iludirmo-nos ou tentar fugir com os pensamentos…

Só efectivamente a Solidariedade partilhada e sentida, poderá ser a razão para ver com alegria e esperança os raios de sol e Luz, sentindo a verdadeira Páscoa.

Um beijinho e vai nele o desejo de tudo de bom para si.
E obrigado pela sua “pedra”
Terra & Sal

Terra e Sal disse...

Meu caro João Figueira:
O meu Amigo nunca será aqui um Cliente…
Aqui o “negócio” também é seu, por direito próprio, e por quotas tem a sua parte, que é indivisível, portanto toda a Casa é sua.

Todos temos dentro de nós uma grande percentagem de criança, nem imagina quanta, independentemente da idade que temos…
Rimos e choramos sozinhos…
Temos actos que escondemos dos outros…
Envergonhamo-nos é disso, infelizmente.

Procuramos fingir ser muito homens ou muito mulheres, e assim tornamo-nos maus e infelizes.
Aquelas crianças são o exemplo do que devíamos ser.

Estão ali unidos por duas mãos efectivamente, mas essas mãos entrelaçadas que as protegem dos outros, são comandadas por dois cérebros que formam um só.
Deles sai uma corrente tão forte que faz nascer em todos nós muitos sentimentos…
Faz-nos sentir de algum modo também responsáveis…

Eles podem sentir medo, é natural.
Mas o seu medo faz sentir aos outros quanto desgraçados são.

Um abraço para si Amigo Figueira e venha sempre.
Eu quero ir ao seu Blog ver as suas Curiosidades, mas tenho de arrumar a Casa primeiro.
Obrigado pela sua “pedra”
Um abraço,
Terra & Sal

Terra e Sal disse...

Meu caro Nuno:
Que mais poderia acrescentar às suas sábias palavras?
Que nem todos podem ter a consolação e a felicidade de preservar os amigos de infância?

Que há gente tão infeliz e desgraçada que não pode, não sabe, nem tem condições para cultivar a amizade o amor ou qualquer outro sentimento?
Que vieram ao mundo e que naturalmente o seu dia a dia, é a luta de todos os “animais” pela sobrevivência?
Que a falta que têm de todos os valores que possuímos e até de dignidade enquanto humanos, é o expoente máximo do terror em que vivem?

Podemos sempre questionar Nuno!
Mas a sua pedra é tão boa que mexer-lhe é estragar…
Aqui somos uma equipa e não há arquitectos meu Caro Nuno.
É que Arquitecto verdadeiro, só há um…
A sua pedra veio muito trabalhada, obrigado por isso.
Um abraço Amigo para si,
Terra & Sal

Anónimo disse...

Caro João Figueira
Não precisamos de eleger os nossos responsáveis políticos através do piolho.
Alguns são do antecedente e nomeadamente a nível das autarquias bastantes piolhosos e carracentos ...e frequentadores assíduos das antigas salas de cinema na versão cine-piolho!
E falando dos piolhos Erich Maria Remark no seu livro "A Oeste nada de novo", conta-nos que a soldadesca nas trincheiras na Primeira Guerra Mundial penteava-se para um frigideira quente e divertia-se a vê-los saltar, fritos. Se os comiam ou não, Remark nada disse.
Cumprimentos Napoleónicos

Migas (miguel araújo) disse...

Que perspectiva pode ter o Mundo quando o "futuro" vive hoje incrivelmente roeado de armas, violência, guerra e morte?!

Terra e Sal disse...

O mundo cada vez está mais complicado Amigo Migas.
Em minha opinião não há perspectivas de nada e infelizmente de ninguém.

Andamos aqui como saltimbancos a fugir a evitar, a dizer sim senhor a tudo, pensando que tiramos a água do capote...
Pensamos que a desgraça está longe, e nunca cá chega e que não chegasse...
Mas hoje já não há distancias...

Estmaos enfiados num barril de pólvora, o rastilho aceso vai progredindo e ninguém tem coragem de o apagar.
Ele só apagará quando chegar ao fim no despolotar da explosão total...

Obrigado pela sua visita
Um Abraço
Terra & Sal

Carlos Martins disse...

Que belo cantinho tem aqui, caro Terra & Sal.

Muito arrumadinho, intelectualmente elevado, culturalmente evoluído e, acima de tudo, politicamente apaziguante.

Presumo que com tanto "picar de pedra" realmente precisasse de um cantinho como este para descansar o intelecto da picareta.

Louvo o espaço, assim como a sua assumidamente elevação intelectual, embora eu me permita a não me envolver tanto em termos pessoais como o caro Terra & Sal surpreendentemente faz neste seu espaço. Permito-me também discordar democraticamente de muitas das suas opiniões, mas louvo da mesma forma a elevação com que discute e "parte pedra".

Em suma, aproveito para lhe dizer que respeito imenso a sua forma de estar (embora preferisse que nao se escondesse num nickname) e em larga medida admiro-o, salvarguardando, obviamente, as evidentes diferenças políticas, as quais em meu entender jamais deverão impedir as pessoas de manter uma sã convivência. Em última análise, é através da discussão de ideias que o conhecimento evolui. E a política não precisa de mais picardias nem de discursos vagos e vazios de ideias. Saibamos, portanto, todos construir um melhor Aveiro e um melhor Portugal fruto do debate de ideias franco, aberto e honesto. Até porque as pessoas não esperam nem exigem menos que isso.

Aceite as minhas saudações "populares" neste seu recanto.

Terra e Sal disse...

Um saudação alegre para si Meu Caro Carlos Martins:

É um prazer tê-lo neste meu canto desajeitado, como desajeitado sou eu, mas que, com a ajuda dos meus Amigos e Amigas, o Amor e a amargura, a Alegria e a tristeza, entrelaçam-se num forte abraço, e vamos ensinando uns aos outros, o que é a vida.

Sinto-me honrado com a sua presença e dá-me prazer.
Estou a começar o meu “discurso” para si, sem saber ainda o que sairá, mas uma coisa é certa.
Está a sair do mesmo modo que certamente saiu o seu para mim, ou seja:
Com um sorriso nos lábios, mas de estima, acredite.

Isto, como diz, e bem, é para mim o descanso do “guerreiro”
Não diga que ando por aí a partir pedra, ou de picareta na mão.
Nada disso, você tem-me visto é sempre com o prumo na mão.
Tento que tudo seja dito com verticalidade.
E sabe quanta razão tenho nesta afirmação.

Depois como pode verificar este “canto” não é individual nem individualista.
É pluralista, é de todos, a todos pertence de igual modo.
Entra com a mesma facilidade um Cristão, um Muçulmano ou um Ateu.
Todos são tratados de igual modo e todos são bem-vindos.
É uma “família” em que todos temos lugar à “mesa”.

Quanto a esconder-me no Nickname, não o faço por qualquer motivo especial.
Sempre assumi o que digo, e procuro não ferir ninguém pessoalmente.
Todas as pessoas do mundo me merecem respeito, todas as criaturas até.
Trato-as como quero que me tratem a mim.
Há quem confunda isso, mas já não é problema meu.
Sabe, não tem interesse em minha opinião divulgar os nomes das pessoas.
O que conta aqui, neste mundo virtual, são os pensamentos, as intenções e o espírito da personalidade nua de cada um.
Isso é que é importante.

Eu sei que já fui muitos é “Ele”
Lamento os “desgraçados”.Que eles me perdoem.
É que muitos têm a certezinha de quem sou…
Para alguns, sou figura bem conhecida.
Para outros não sou tanto assim.
Resumindo:
Lamento uns e outros, e espero nunca ferir muito as suas dignidades.
E não o farei, estou certo, pois procuro não ferir a minha.

Depois meu Caro Carlos Martins, há muita maneira de caricaturar.
Pode ser por Cartoons, por verso, ou em prosa, e muitas mais há.
Cada um faz como sabe e pode…
Temos é de ter espírito aberto para saber encaixar, ou então evitarmos o cómico e o ridículo nas nossas atitudes ou afirmações.

Vem isto a propósito de você comentar num dos seus últimos parágrafos que devemos evitar as “picardias,” os discursos políticos vagos e vazios de ideias e conteúdo.
Sei onde quer chegar e concordo consigo, mas para isso tem de haver ideias sérias por parte dos principais “actores”.

Quando nos merecem uma atenção séria e nos fazem olhar com atenção e preocupação o que se passa à nossa volta.
Quando isso não acontece, olhe, brinca-se com eles, que é para não os termos de conjurar…
Eu desejo tudo o que de melhor há para o meu país, para os meus concidadãos, para a minha cidade, acredite.
E dentro do possível, e à minha maneira, dou-lhes, sempre lhes dei, o meu melhor.

Quero que saiba que foi um prazer tê-lo cá, repito.
Costumo pagar sempre um salário a cada “pedrinha” que entra.
Este meu “discurso” é o seu salário, pago o que posso, nao reclame...
Cumprimentos e simpatia para si,
Terra & Sal

Terra e Sal disse...

Obrigado Alice pelas tuas frases sempre simples e profundas.
São entendíveis como sempre são entendíveis os pensamentos do teu coração.

Um beijo muito amigo,
Terra & Sal

Aprendiz de Viajante disse...

Obrigada pela visita e principalmente pelas palavras...

Também gostei do teu blog, voltarei...

Jorge Moreira disse...

As imagens falam por si...
Belo espaço que aqui tens!
Grande Abraço,

Terra e Sal disse...

Obrigado pela visita princesa Wicca

Não é todos os dias que temos uma princesa em casa.
Não vives num palácio, tens um paraíso aos teus pés.

Beijinho e volta sempre, eu quando vir os portões abertos, se me permitires entro sempre.
Terra & Sal

Terra e Sal disse...

Meu caro Jorge:
Espaço é coisa que aqui não falta!
O espaço também é seu.
Vá aparecendo.
Um abraço
Terra & Sal