segunda-feira, janeiro 21, 2008

quinta-feira, janeiro 10, 2008


Democracia também é Alternância!

O Presidente de uma das Juntas mais emblemáticas de Aveiro, a Vera Cruz, parece andar de “carro às avessas” com o Presidente do Município Dr. Élio Maia. Ou será o Presidente da Câmara, que anda “arrevesado” com o senhor João Barbosa, Presidente da Vera Cruz, por este pedir consideração e respeito pela sua pessoa e funções?
Seja como for, na última Assembleia Municipal, o senhor Presidente da Câmara estalou o verniz e mandou o João Barbosa “tirar as mãos dos bolsos”…
Que eu saiba, o João Barbosa não é empregado da Câmara, nem tão pouco, estamos na tropa e, portanto, cada um pode meter as mãos no sítio que entender, desde que não as meta em sítio nenhum… que seja dos outros...
Depois, a respeitabilidade do Presidente da Câmara ou do Presidente da Junta, são iguais. Os títulos honoríficos são os mesmos. E ambos foram eleitos nos mesmos moldes. E assim, um não é subalterno do outro, embora o Presidente da Câmara pareça pensar isso.
Apenas deve haver respeito mútuo e, lamentavelmente, para surpresa de todos, não a houve por parte do presidente do Município.
É certo que a resposta do decano João Barbosa ao Élio Maia, foi devastadora, embora calma e serena, feita com elevação e elegância, própria de um político amadurecido, que não perde as “estribeiras” com uma qualquer provocação brejeira.
Depois, o Élio Maia devia ter mais cuidado, já que, nunca se sabe se o João Barbosa não será, nas próximas eleições autárquicas, a alternância à sua política e à sua pessoa…
Afinal, a sorte já bateu à porta do Élio… e nunca sabemos se na próxima não vai ter com o João Barbosa!